Alcoolismo/Álcool - Jovens começam a beber mais cedo que pais e avós
Esta página já teve 113.918.488 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.867 acessos diários
home | entre em contato
 

Alcoolismo/Álcool

Jovens começam a beber mais cedo que pais e avós

02/12/2005

A partir de 200 entrevistas feitas em outubro com pessoas de 14 a 65 anos na Região Metropolitana de São Paulo, a pesquisa apurou que, na média, os adolescentes de até 17 anos começam a consumir bebidas alcoólicas aos 14 anos. Já as pessoas que têm entre 18 e 39 anos de idade começaram a beber aos 18 anos. Por sua vez, a geração de quem tem hoje entre 40 e 65 anos iniciou-se no consumo de álcool apenas aos 20 anos.

Para a Diretora de Prevenção e Tratamento da Senad, Paulina Vieira Duarte, ainda mais preocupante é o fato de 58% dos adolescentes consultados terem respondido que consomem bebidas alcoólicas. "Outros estudos mostram que, apesar da proibição da venda para menores de idade, os adolescentes relatam que não têm dificuldades para comprar bebidas", comentou Paulina.

Considerando todas as faixas etárias, 63% dos entrevistados afirmaram que consomem bebidas alcoólicas. Entre os homens, o porcentual dos que bebem supera essa média e chega a 65%. Já as mulheres ficaram um pouco abaixo da taxa geral: 60%. Os dados, entretanto, não fazem distinção quanto à regularidade com a qual as pessoas bebem. Esse detalhamento só deverá ser conhecido no ano que vem, quando será divulgada a pesquisa completa, que terá abrangência nacional e entrevistas com 3 mil pessoas.


Consumo excessivo

Os números preliminares relativos à Grande São Paulo atestam alguns dos problemas sociais causados pelo consumo excessivo de álcool: 45% afirmaram que já tiveram problemas familiares ou conjugais por conta do hábito de beber de outra pessoa da família, sem dizer que 11% das pessoas disseram que já foram agredidas fisicamente por alguém que estava sob efeito do álcool. Além disso, 28% dos participantes do levantamento já foram passageiros de um veículo em que o motorista estava alcoolizado.

fonte:
www.antidrogas.com.br

Redepsi


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos