Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 134.590.973 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Expressão aumentada do favor de crescimento endotelial vascular (VEGF)

04/12/2005

Expressão aumentada do favor de crescimento endotelial vascular (VEGF) associado à acúmulo de lipídios na membrana de Bruch em camundongos sem a membrana do receptor para LDL


Martin Rudolf, Bernd Winkler, Zouhair Aherrrahou, Lars C. Doehring, Piotre Kaczmarek e Ursula Schmidt-Erfurth

Resumo
Objetivo:
Investigar a patogênese da degeneração macular relacionada à idade (ARM) avaliando o acúmulo de lipídios na membrana de Bruch (BrM) em um modelo de camundongo geneticamente modificado com deficiência do receptor para proteínas de baixa densidade (LDL).
Métodos: Camundongos com deficiência do receptor-LDL e controles C57BL/6 foram alimentados com dieta padronizada ou dieta rica em gordura (HF). Foi determinado colesterol plasmático total (pTC). Os olhos foram examinados por microscopia eletrônica. Coloração imunohistoquímica para VEGF foi realizada.
Resultados: pTC foi maior em camundongos com deficiência do receptor LDL dieta HF e elevada após dieta padronizada comparada aos controles com e sem dieta HF. Enquanto a BrM dos controles não mostrou nenhuma alteração visível, partículas translúcidas ligadas à membrana foram vistas em todas as BrM dis camundongos genéticamente modificados. A quantidade destas partículas foi substancialmente aumentada e elas estavam mais espessas após dieta HF. Coloração para VEGF foi positiva apenas em camundongos modificados e foi localizada nas células do epitélio pigmentar, plexiforme externa e segmentos internos dos fotorreceptores. Expressão mais intensa de VEGF foi documentada após dieta HF.
Conclusão: Camundongos com deficiência do receptor-LDL mostraram um acúmulo de partículas lipídicas na BrM que foi aumentada após ingestão de gordura. A expressão do VEGF foi observada nas camadas externas da retína dos camundongos modificados e parece correlacionada à quantidade de partículas lipídicas presentes na BrM

http://bjo.bmjjournals.com


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos