-
Esta página já teve 132.460.777 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Os 10 mandamentos para quem sofre de hemorróidas

06/12/2005




1. A doença hemorroidária é muito freqüente na população em geral e deve-se sempre estar atento para os sintomas da mesma. Os sintomas mais comuns são : sangramento anal, prurido ("coceira no ânus"), prolapso (saída do mamilo hemorroidário para fora do ânus) e incômodo anal.
2. Nestes casos, consulte sempre o seu médico. Ele é o único profissional credenciado a avaliar seu problema e determinar o tratamento mais adequado.
3. Não dê ouvidos a conselhos de pessoas leigas e não se trate com produtos populares e de livre escolha. Isto poderá lhe trazer complicações.
4. Você deve tomar cuidado com sua alimentação. Evite alimentos gordurosos e condimentados. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, cereais, frutas, legumes e verduras.
5. Procure fazer refeições regulares. Habitue-se a comer todos os dias nos mesmos horários.
6. O uso de laxantes é prejudicial. Evite-os
7. Quanto ao vestuário íntimo, é bom saber que os tecidos sintéticos prejudicam a respiração da pele e podem até causar irritações. Use somente roupa íntima confeccionada em algodão.
8. A higiene da região anal é de fundamental importância. Evite o uso de papel higiênico sempre que possível. Lave a região anal com água e sabonete, esta é a higiene adequada, válida também para quem não sofre de hemorróidas.
9. Vá ao banheiro sempre que sentir vontade, porém permaneça no vaso sanitário, apenas pelo tempo necessário, evitando as leituras que, são comuns a várias pessoas nesta condição.
10. Pratique exercícios físicos. O melhor é andar todos os dias.

www.cirurgiaendocrina.com.br



 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos