- Asbestose
Esta página já teve 133.108.951 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Asbestose

15/12/2005

 

 

·         Asbesto é um termo geral que se usa para descrever 6 variedades de silicatos minerais fibrosos.

·         Crisolita: 95% da produção mundial, sendo o Canadá o maior produtor.

·         Crocidolita, amosita, antofilita, termolita e actinolita: 5%

·         É usado na construção civil, têxtil, isolantes, tintas, plásticos, lonas de freio de carro, etc. É muito resistente à destruição à agentes químicos e físicos.

·         O risco vai desde a extração até a destruição do produto.

·         Usualmente as evidências clínicas ou radiológicas não aparecem antes de 20 anos de exposição, porém às vezes exposições curtas (2 a 6 meses) podem causar a doença até 30 anos mais tarde.

·         O mecanismo de lesão não é bem conhecido, acha-se que a fibra de asbesto é inalada e penetra no parênquima pulmonar desencadeando um edema das células alveolares, que segue-se de uma alveolite descamativa e espesssamento das paredes alveolares e obliteração de alvéolos por feixes de colágeno. Os corpos de asbesto (ferruginosos) aparecem como fibras de coloração marrom ou negra, no meio da fibrose. Há também placas de fibrose pleural.

·         RX: Espessamento e placas pleurais são os achados  mais comuns. Sào bilaterais, com áreas calcificadas. Também fibrose intersticial em 50% dos casos, de padrão reticular em bases. Derrame pleural uni ou bilateral.

·         Sintomas: Dispnéia e tosse improdutiva irritante surgem 20 ou 30 anos após exposição. Com a evolução estertores finos em bases podem ser auscultados, e posteriormente cianose e hipocratismo digital pode ser observado. Derrame pleural é acompanhado de sua clínica.

·         A complicação mais grave é a evolução com mesotelioma e carcinoma brônquico. O período de latência é longo, a crocidolita é a variedade que mais se associa ao mesotelioma que costuma ser maligno difuso.

 

www.pucpr.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos