-
Esta página já teve 133.104.708 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Pediatria/Criança

Crianças pequenas dormem menos do que o necessário

20/12/2005

De quantas horas de sono uma criança pequena precisa? Alguns especialistas recomendam de 10 a 12 horas, enquanto outros, mais tradicionais, sugerem de 12 a 15 horas, incluindo a soneca vespertina. De qualquer maneira, nem mesmo o menor desses valores parece estar sendo alcançado.

Sabe-se que muitos adultos e adolescentes, especialmente nos grandes centros urbanos, não têm dormido o suficiente, mas um novo estudo feito nos Estados Unidos mostra que crianças menores de 5 anos também estão passando mais tempo acordadas.

A pesquisa foi feita por pesquisadores do Hospital Bradley e da Escola Médica Brown, ambas em Rhode Island, e publicada na edição de dezembro do periódico Sleep, da Academia Norteamericana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono.

“Ficamos surpresos ao verificar que as crianças em idade pré-escolar estão dormindo tão pouco. Os resultados de nosso estudo mostraram uma média de apenas 8,7 horas por noite e de menos de 9,5 horas a cada 24 horas, somando o tempo das sonecas diurnas. Isso contrasta radicalmente com os períodos recomendados para essa faixa etária”, disse Christine Acebo, do Hospital Bradley e principal autora do estudo, em comunicado da instituição.

Christine conta que pesquisas anteriores mostraram que a diminuição do sono em crianças mais velhas, adolescentes e adultos pode causar problemas físicos e de aprendizado. Outros estudos relacionaram a falta de sono em adultos a disfunções que podem levar à obesidade.

A nova pesquisa envolveu 169 crianças de 1 a 5 anos, que foram acompanhadas uma vez por semana em suas casas. “Resolvemos estudar o sono nessa faixa etária principalmente porque a maioria dos estudos na área tem mais de 25 anos”, explica Christine.

Outro resultado considerado preocupante foi que, das crianças avaliadas com mais de 18 meses, 82% não estavam tirando sonecas à tarde diariamente ou em dia algum.

Os pesquisadores se dizem surpresos com os resultados e ressaltam a importância de se realizar novos estudos para que sejam avaliadas corretamente as conseqüências da queda nos períodos de sono e de quantas horas de sono as crianças menores de 5 anos realmente precisam.

“Baseado no que sabemos de estudos com jovens e adultos é possível especular que essa insuficiência pode estar relacionada com alguns problemas, mas essa é uma área que tem sido pouco estudada há décadas”, disse Christine.

Agência Fapesp


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos