Diabete/Diabetes - Diabete e infarto
Esta página já teve 114.998.936 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.744 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Diabete e infarto

07/01/2006

 

Como ocorre o infarto agudo do miocárdio nos diabéticos?
      Além da hiperglicemia crônica (com vários anos de exposição), outros fatores de risco são muito comuns nos pacientes com diabetes, sendo considerados "más companhias". Esses fatores incluem hipertensão arterial, alteração do metabolismo das gorduras (aumento do colesterol "ruim" LDL, aumento dos triglicérides e redução do colesterol "bom" HDL), tabagismo, obesidade, presença de microalbuminúria (proteína na urina revelando comprometimento do rim por nefropatia diabética). A presença desses fatores de risco predispõe à aterosclerose, processo que ocorre com a deposição de placas de gordura nas principais artérias do organismo (como as coronárias do coração). Em algum momento da vida, essas placas podem se romper, formando coágulos de sangue que levam à obstrução dessas artérias. É isto que ocorre no infarto do miocárdio.

É possível evitar o infarto do miocárdio em pacientes com diabetes?
      Vários estudos sugerem que o bom controle do diabetes promove proteção contra a doença aterosclerótica do coração. Além disso, o controle dos outros fatores de risco (colesterol, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo), promove um forte efeito protetor adicional contra o infarto agudo do miocárdio. Essas orientações devem ser dirigidas pelo médico assistente, individualizada para cada caso.

Como saber se o paciente tem alteração nas coronárias ou se tem risco de ter infarto agudo do miocárdio?
      Várias associações médicas (como a brasileira e a americana de diabetes) sugerem que os pacientes com diabetes devam receber uma avaliação anual para o risco de doenças no coração, incluindo exame médico com a anotação dos fatores de risco. Após esta análise, pode ser indicada a realização de exames adicionais, como o teste ergométrico e a cintilografia do miocárdio, para detecção de obstruções coronarianas. Esta indicação segue o julgamento médico individual de cada caso.

 

Fonte: Intensive Diabetes Treatment and cardiovascular disease in patients with type 1 diabetes. N Engl J Med 2005;353(25):2643-53.

 

www.fleury.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos