-
Esta página já teve 133.133.253 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Equipe faz visitas freqüentes no tratamento à tuberculose

10/01/2006
Visitas freqüentes contra a tuberculose


Médicos paulistas conseguiram reduzir o abandono do tratamento, um dos maiores obstáculos para a eliminação da tuberculose. Sob a orientação de Nelson Gouveia, da Faculdade de Medicina da USP, FernandoBergel, da Secretaria Municipal de Ubatuba, implantou em Ubatuba, no interior paulista, uma alternativa ao modelo de tratamento supervisionado de curta duração, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS),que exige reforços na equipe de atendimento médico.

Com uma equipe pequena, Bergel criou aestratégia de retornos freqüentes, descrita na edição de dezembro da Revista de Saúde Pública . Essaestratégia consiste em identificar os pacientes com maior probabilidade de abandonar o tratamento e emoferecer-lhes retornos mais freqüentes ao serviço de saúde. Desse modo, há uma redução no tempo entre asconsultas médicas: no primeiro mês de tratamento o paciente deve comparecer semanalmente à consultamédica, no segundo, quinzenalmente e do terceiro ao sexto mês, mensalmente.

Em um estudo feito com224 pacientes com tuberculose, o abandono caiu de 12,3% nos dois primeiros anos do estudo para 4,9% nosdois últimos anos, quando a estratégia de retornos freqüentes foi implementada. Aumentou também a taxa decura: de 87,7% para 95,1%.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos