Neurologia/Neurociências - Avaliação do tônus muscular
Esta página já teve 116.608.156 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.685 acessos diários
home | entre em contato
 

Neurologia/Neurociências

Avaliação do tônus muscular

29/01/2006

 

 

O tônus muscular de um paciente atendido pelo neuropediatria deve sempre ser avaliado de uma maneira lúdica, pois do contrário a avaliação muscular encontrada pode não ser a correta. Em crianças com supostos problemas neurológicos, o tônus de base é observado quando a criança está em repouso, palpando-se a musculatura. Já o tônus de movimento deve ser observado em situações onde a criança encontra-se em um certo "estresse", como por exemplo de pé, correndo, sobre uma bola ou rolo causando desequílibrio.
Nos adultos, o exame é mais completo incluindo o tônus visto pela palpação, pela movimentação, incluindo um estiramento do músculo que se deseja avaliar, através de movimentos passivos e relativamente velozes, como uma forma a excitar o fuso neuromuscular e verificar se sua resposta encontra-se aumentada, normal ou reduzida. Ou ainda se existe uma hipertonia muscular, comum no parkinson, que impede uma movimentação veloz.
D.Twelves e colaboradores, da Universidade de Edinburgh, na Escócia, analisaram 16 estudos, sobre doença de Parkinson e não foi possivel encontrar uma avaliação do tônus muscular adequado. Essa doença, que é mais frequente no homem, é encontrada numa incidência de 16 a 19 casos novos em 100.000 habitantes/ano.

 

Mov Disord 2003 Jan;18(1):19-31-RAM

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos