-
Esta página já teve 134.627.879 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.671 acessos diários
home | entre em contato
 

Medicina Esportiva/Atividade Física

A atividade física é fundamental na redução e manutenção do peso

04/02/2006

 

Independente do nível de gordura, é imprescindível a adoção de atividades físicas aeróbicas como hábito saudável, e, neste contexto, crianças ativas têm mais chances de se tornarem adultos igualmente ativos

O sedentarismo é um dos maiores fatores responsáveis por produzir e manter a obesidade: observa-se , freqüentemente, muito mais gordos sedentários do que obesos ativos.

É claro que o exercício físico não é milagroso, como também não o são os remédios usados para emagrecimento. Os resultados mais eficientes esbarram numa dieta equilibrada, proporcional ao gasto energético diário de cada um. Ainda assim, a atividade física é extremamente contributiva na redução do peso corporal. Entre os exercícios físicos mais conhecidos estão a caminhada (uma hora por dia, pelo menos) o ciclismo a passeio (40 minutos diários), o trote (40 minutos ao dia) e a ginástica aeróbica proporcional à capacidade física do indivíduos em tempo e intensidade (excetuando-se as modalidades de alto impacto, pelos riscos de lesão)

O principal papel da atividade física é o de aumentar o gasto energético acima da ingestão alimentar para que a gordura corporal seja reduzida. Em segundo lugar, o exercício é indispensável para evitar que as regiões em mais se perdeu gordura fiquem flácidas, conseqüência natural da perda de peso.

A atividade física aeróbica também aumenta a sensibilidade da insulina em diabéticos dependentes e independentes, e eleva o consumo de glicose durante o esforço.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos