-
Esta página já teve 133.133.141 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Intoxicações por Piretrinas e Piretróides

13/03/2006

Informações Médicas de Urgência nas Intoxicações por Produtos Agrotóxicos

Composto

Piretrinas e Piretróides

Usos Inseticidas.
Vias de absorção Oral, respiratória e dérmica.
Aspectos toxicológicos Mecanismo de ação: ação excitatória intensa do S.N.C.; doses altas acarretam hipersensibilidade aos estímulos excitatórios em nervos periféricos.
Sintomas e Sinas Clínicos Piretróides tipo I (sem grupo CN) síndrome T: tremores, hipersensibilidade, hiperexcitabilidade, cãibras musculares e convulsões.
Piretróides tipo II (com grupo CN) síndrome CS: coreoatetose, salivação excessiva, lacrimejamento, hipersecreção nasal, hipersensibilidade, distúrbios sensoriais cutâneos (formigamento, entorpecimento e sensação de queimação), irritação cutânea (eritema papular), cefaléia intensa, perda do aptetite, fadiga, tonturas, perda da consciência, cãibras musculares e convulsões
.
Diagnóstico Laboratorial Resíduos no sangue periférico por cromatografia fase gasosa ou HPLC.
Tratamentos Medicação de apoio conforme os sintomas e sua intensidade, anti-histamínicos, diurese alcalina provocada, hemodiálise, diazepínicos e fenobarbital. Acetato de tocoferol pode ser útil para previnir lesões cutâneas (uso tópico).

Fonte: Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância Sanitária - Informações Médicas de Urgência nas Intoxicações por Agrotóxicos . Brasil . 1996 - FIOCRUZ,  OPAS-Brasil,  UNICAMP/CCI,   ILSI Brasil

 

http://www.redegoverno.gov.br/defaultCab.asp?idservinfo=1961&url=http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/informed/informed.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos