gastronomia - Arrume corretamente a sua mesa
Esta página já teve 132.555.056 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.698 acessos diários
home | entre em contato
 

gastronomia

Arrume corretamente a sua mesa

18/03/2006

 

Embora freqüentemente relegada a um segundo plano, talvez por não ser um conhecimento muito difundido, a disposição dos utensílios em uma mesa com serviço à francesa é de extrema importância em determinadas ocasiões. Este artigo não pretende ser um compêndio sobre o assunto, apenas um guia básico para que mesmo os que nunca souberam algo a respeito possam sair-se bem em um imprevisto que o exija.

Inicialmente vamos falar dos pratos. Em um banquete ou refeição mais requintada o número de pratos pode chegar a oito, mas neste caso você com certeza estará sendo assessorado por uma equipe especializada, vamos ater-nos às situações mais corriqueiras em que usamos apenas cinco ou seis pratos. O primeiro a ser colocado sobre a mesa é o sous-plat, um prato raso de grande tamanho que na verdade serve apenas de apoio para os demais. Na grande maioria das vezes é feito de material diferente do restante do serviço, normalmente metálico, principalmente de latão ou prata. Sobre o sous-plat é colocado o prato principal e sobre ele o prato de sopa. Havendo uma entrada normalmente elimina-se o prato de sopa (que será trazido à mesa no momento oportuno pelos garçons) e coloca-se sobre o prato principal o prato da entrada. À esquerda do prato principal e um pouco à frente deste deve estar o prato do pão. O prato de sobremesa será trazido à mesa pelos garçons no momento adequado.

Igualmente importante é a disposição dos copos. À frente e ligeiramente à direita do prato principal são colocados (nesta ordem) o copo de água, o de vinho tinto e o de vinho branco. Um pouco à frente desses colocaremos a taça de champanhe em refeições em que a bebida for ser servida. O copo de água já deve estar servido quando os convidados sentarem-se à mesa.

Os talheres obedecem uma ordem lógica. À esquerda do prato, de dentro para fora, são colocados o garfo principal, o garfo de peixe e o garfo de sobremesa. À direita do prato, também de dentro para fora, estarão a faca principal, a faca de peixe, a faca de sobremesa e a colher de sopa. Em frente ao prato, tangenciando-o, estará a colher de sobremesa. Apoiada sobre o prato do pão deverá estar uma pequena faca para a manteiga. As facas, por sinal, devem ser sempre colocadas à mesa com o lado cortante voltado para o prato principal.

O guardanapo pode ser colocado à esquerda do garfo de sobremesa ou sobre o prato, devendo ser sempre
de tecido e estar extremamente limpo e engomado.

http://www.amesa.com.br/etq00001.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos