Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 132.512.057 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.699 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Efeito de anticoncepcionais hormonais e DIU sobre a composição de macroconstituintes do leite materno

10/04/2006


Teresa Helena Macedo da Costa (30/12/89)

Orientador: José Garrofe Dórea
Banca Examinadora: Luiz Carlos Trugo, Carmen Donangelo, Nádia Maria Frizzo Trugo

O efeito de anticoncepcionais sobre a concentração de proteína total, lipídios, lactose e energia do leite materno foi estudada em III mães distribuídas em 6 grupos à depender do tipo de anticoncepcional utilizado durante a lactação. Os grupos estudados foram: controle, com métodos anticoncepcionais de barreira ou esterilização, pílula combinada de baixa dosagem estrogênica (levonorgestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg), pílula combinada de média dosagem estrogênica (levonorgestrel 0,25 mg + etinilestradiol 0,05 mg), minipílula (Noretindrona 0,35 mg), progestágeno injetável (acetato de medroxiprogesterona 150 mg 3/3 meses) e dispositivo intra-uterino de plástico ou cobre. Tomaram-se amostras de leite antes e 20 (± 11) dias depois do início do método. As variações na amostragem com referência ao tempo de mamada e estágio da lactação foram corrigidas durante a análise estatística através de análise de covariância.

O tempo de mamada foi fonte de variação para lipídios (p=0,03) e energia (p=0,02) no grupo com pílula combinada de baixa dosagem nas amostras obtidas antes do tratamento. No entanto após correção pela análise de covariância todos os grupos no período pré ou pós-tratamento são estatisticamente semelhantes em relação ao conteúdo de macroconstituintes do leite.

O teste t de Student pareado mostrou redução de lactose no grupo com pílula combinada de média dosagem estrogênica (p = 0,004). A estreita faixa de variabilidade da lactose no leite materno permitiu a detecção desta diferença, que provavelmente não tem repercussão fisiológica para a criança. Assim a composição do leite em relação a proteína total, lipídios, lactose e energia mantém-se adequada com a utilização dos anticoncepcionais estudados.

 

http://www.nutricao.ufrj.br/tese_89_02.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos