-
Esta página já teve 134.680.936 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

O que é a hipertensão arterial?

14/04/2006

 


A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é doença bastante comum entre nós. Cerca de 15-20% da população apresenta hipertensão arterial. É doença silenciosa, praticamente sem sintomas, mesmo nos casos mais severos. Acontece em geral na 4ª e 5ª década da vida e o diagnóstico é facilmente realizado, bastando para isso medidas periódicas da pressão arterial.

 

Qual é o valor normal da pressão arterial?
.

Normalmente o sangue circula em nosso corpo com uma pressão dentro das artérias de 120 ou 130mmHg por 70 ou 80 mmHg. Quando a medida da pressão sanguínea é igual ou superior a 140 por 90 mmHg, já se deve ficar em alerta para o diagnóstico da hipertensão.

 

Que dano a hipertensão arterial pode causar?

 

Fundamentalmente há um tipo de lesão importante em quem é hipertenso: os vasos sanguíneos, principalmente suas paredes internas, ficam, com o passar do tempo danificados, dificultando a passagem do sangue. Esta situação é principalmente importante no cérebro, no coração e nos rins, que são ditos como órgãos alvos da hipertensão. Há pois, tendência no hipertenso, a longo prazo, de haver comprometimento nestes órgãos, havendo maior facilidade para ocorrer acidente vascular encefálico (derrame cerebral), infartos cardíacos e insuficiência renal. Assim, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar as lesões nos órgãos alvos.

 

Quais são as causas de hipertensão arterial?

 

Há, em situações excepcionais, o encontro de alguma doença primária que cause hipertensão: defeitos congênitos da aorta, glomerulonefrites, tumores das glândulas adrenais, além do uso de drogas como corticosteróides por exemplo. Nesta situação, resolvendo-se a doença de base, a hipertensão pode até ser curada. Na maioria dos outros casos, não se detecta uma causa aparente para a hipertensão e o recurso é tomar medicamentos pelo resto da vida, visando a manutenção dos níveis de pressão dentro do normal.

 

Como tratar hipertensão arterial?

 

Muitos médicos podem tratar de hipertensão arterial. As hipertensões arteriais mais graves podem ser tratadas por cardiologistas ou nefrologistas. O tratamento com o controle adequado da pressão arterial é fundamental para evitar as complicações secundárias causadas pela hipertensão arterial.

 

http://www.rim-online.com.br/doenc/hip.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos