-
Esta página já teve 132.525.313 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

Fertilização in vitro/Infertilidade/Reprodução

Infertilidade - Prevenção

18/04/2006

Saiba como se previnir para uma boa concepção


Normalmente não é notada até o casal tentar uma gravidez, pois inicia-se muito cedo o processo de métodos contraceptivos devido a condições financeiras e psicológicas inadequadas, sem antes verificar se são ou não férteis.

  

Pré-Natal


São exames relativamente simples como o espermograma no homem e exame ginecológico e dosagem dos hormônios nas mulheres, dessa forma poderiam selecionar os casais a ter uma pesquisa básica de fertilidade antes de usarem anticoncepcionais por longos períodos. Não são os métodos anticoncepcionais que causam a infertilidade, aliás pesquisas recentes mostram que eles preservam a fertilidade, mas o não diagnóstico de problemas simples que podem causar infertilidade.

 

   Dietas e Desordem Alimentares

A dieta balanceada faz bem a saúde como um todo porém não parece que tenha algum efeito sobre a fertilidade. No entanto o excesso de exercícios e as desordens alimentares podem ser uma causa de infertilidade.

Em casais que estejam tentando ter filhos é importante que doenças metabólicas como o diabetes e a desordem do colesterol sejam corrigidas.

Em homens com baixa contagem de espermatozóides, multivitaminas e sais minerais podem melhorar este aspecto.

As desordens alimentares como a bulimia e a anorexia durante anos tem um impacto negativo na fertilidade. Recentes pesquisas mostram que dietas saudáveis podem melhorar a função dos ovários policísticos.

As doenças sexualmente transmissíveis são outra causa importante de infertilidade tais como:

·        Sífilis;

·        Doenças Infamatória Pélvica;

·        Gonorréia.

O uso de camisinha é altamente recomendável por médicos.

O cigarro é uma das grandes causas de infertilidade, tanto para o homem como para a mulher.

Tanto o fumo de tabaco, como a maconha reduz a produção de espermatozóide no homem e nas mulheres reduz a probabilidade de gravidez.

Todo tratamento de infertilidade reduz suas chances com o avanço da idade, declinando bruscamente a partir de 35 anos de idade.

 

  Dias Férteis

Todo casal é fértil somente seis dias por mês. E muito fértil em menos dias. Todos os sinais externos como a temperatura basal, muco cervical e testes de LH na urina podem aumentar a chance de um casal encontrar sua data mais fértil durante o ciclo. Com as pesquisas mais recentes mostram que os dias mais férteis de um ciclo de 28 a 30 dias são o 13º e 14º.

A formação dos espermatozóides ocorre em temperatura abaixo da temperatura corporal em homens com baixa contagem de espermatozóides é importante evitar o uso de roupas apertadas e ficar sentado por muito tempo, ou trabalhar perto de fontes de calor; porém em homens com espermograma normal não parece ser problema significativo.

 

http://www.saude.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/i16principal.asp?pagina=/ssaude/principal/painel/I16indice.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos