AIDS / HIV -
Esta página já teve 132.459.690 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Outro tipo de vírus da AIDS no Brasil

27/04/2006

 

 

Descoberta uma nova forma do vírus da Aids no Brasil. Para os médicos que estudam o HIV, as vacinas e as medidas de prevenção terão de ser adaptadas a esta nova realidade. A descoberta foi publicada na Aids Research and Human Retroviruses. O estudo foi feito em Santos, no litoral paulista, cidade com alta incidência da doença.

Os testes foram feitos em 100 pacientes que estão nos primeiros seis meses de infecção pela Aids. Em 50 deles foram encontradas as novas formas de vírus, o que demonstra que elas têm capacidade de se instalar e se espalhar.

As nova formas de vírus nasceram de recombinações em pacientes contaminados mais de uma vez pelo HIV. O tipo 1 do vírus da Aids, o mais comum, tem 9 subtipos. A combinação de dois deles, o b e o f, deu origem aos vírus CRF 28 e CRF 29. De acordo com o infectologista Marcos Caseiro, para um indivíduo se contaminar num período curto duas vezes com vírus diferentes, a contaminação tem de partir de parceiros diferentes.

Os pesquisadores dizem que não há motivos para alarme porque os exames de sangue existentes já são capazes de identificar as novas formas de vírus, mas a epidemia pode assumir um novo perfil. "Uma vacina criada nos EUA ou na Europa Ocidental pode não ter a mesma eficácia em um país que tenha vírus diferentes", afirma Ricardo Diaz, infectologista.

Identification of Two HIV Type 1 Circulating Recombinant Forms in BrazilDercy José De Sá Filho, M. Cecilia A. Sucupira, Marcos M. Casiero, Ester C. Sabino, Ricardo Sobhie Diaz, Luiz Mario JaniniAIDS Research and Human Retroviruses. Jan 2006, Vol. 22, No. 1: 1-13

Yahoo! Notícias

http://www.biomol.net/noticias/2006/04/novo-virus-da-aids-no-brasil.html

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos