-
Esta página já teve 134.651.538 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Comparação entre citologia por escovado endoscópico realizada antes e depois da dilatação das estenoses biliares para detecção de câncer

28/05/2006

Resumo

ORNELLAS, Laura Cotta, SANTOS, Gilda da Cunha, NAKAO, Frank Shigueo et al. . Arq. Gastroenterol., jan./mar. 2006, vol.43, no.1, p.20-23. ISSN 0004-2803.

RACIONAL: A citologia por escovado apresenta baixa sensibilidade na detecção de câncer em estenoses biliares, mas manipulação endoscópica prévia poderia aumentar a esfoliação de células tumorais. OBJETIVO: Comparar os resultados dos escovados obtidos antes e depois da dilatação de estenoses biliares. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes com estenose biliar extra-hepática diagnosticada durante colangiopancreatografia endoscópica retrógada foram submetidos a citologia por escovado. Em seguida, a estenose foi dilatada com cateter de 10 French e o escovado foi repetido. A citologia foi classificada como: negativa para malignidade, presença de células atípicas, material insuficiente, suspeita para malignidade ou positiva para malignidade. O diagnóstico final foi determinado por cirurgia, biopsia ou acompanhamento clínico. RESULTADOS: O escovado biliar foi obtido em 50 pacientes, com sensibilidade de 40% e 27,5%, respectivamente, antes e depois da dilatação. A combinação dos resultados aumentou a positividade para 45%. Houve 5/50 (10%) complicações menores e um óbito relacionado ao procedimento. CONCLUSÕES: A positividade do escovado biliar realizado antes de dilatar a estenose para detecção de neoplasia maligna é semelhante àquela obtida depois da dilatação, embora a combinação dos resultados aumente a sensibilidade.

Palavras-chave: Técnicas citológicas; Dilatação com balão; Pancreatocolangiografia retrógrada endoscópica; Neoplasia das vias biliares; Ductos pancreáticos.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês


 

IBEPEGE, CBCD e SBMD

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-28032006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos