Antienvelhecimento/Longevidade -
Esta página já teve 132.436.073 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Antienvelhecimento/Longevidade

Relação entre religiosidade e longevidade

14/06/2006
 
 

As relações sociais que se criam nas igrejas podem afetar positivamente na longevidade de um indivíduo. Especificamente, o impacto do estresse na mortalidade é reduzido quando os "freqüentadores de igreja" buscam ajuda nos companheiros de cultos.

Pesquisas anteriores sugeriram que um maior envolvimento com a religião está associado com uma maior saúde física e mental. Este envolvimento estaria relacionado à atividades como cantar, interagir com outros membros da religião, ouvir aos sermões, etc. Mas o autor do presente estudo, Dr. Neal Krause, da Universidade de Michigan, descobriu que o maior benefício de todos é o de cultivar amizades ou relações sociais com companheiros de culto.

Krause comprarou as respostas da pesquisa de três grupos de americanos com mais de 66 anos: os que são atualmente cristãos; cristãos que não praticam mais a religião, e aqueles que nunca estiveram associados à nenhum tipo de crença. Os dados mostraram que dar um suporte emocional para outro membro de congregação, faz com que os problemas econômicos minimizem, baixando o risco de mortalidade.

É interessante notar que este benefício não é recíproco: aqueles que receberam o suporte emocional não apresentaram mudanças significativas nos riscos de mortalidade.

Fonte: www.geron.org

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2763


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos