Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 132.555.046 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.698 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Lesão crônica do ligamento cruzado posterior com ressonância magnética normal.

24/06/2006



Autoria: Wander Edney Brito; Wilson Mello Alves; Adriano Marchetto; Paulo Cesar Penteado

Instituição: Hospital Estadual Sumaré - Sumaré - SP; Grupo de Estudos do Joelho de Campinas - Campinas - SP

Sessão: 16/04/04 - das 14h30 às 16h00 - Iguazu 4, 5 e 6


Introdução e Objetivo

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: O diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Posterior é realizado através da história clínica e do exame físico. Nestes casos a Ressonância Magnética (RNM) é freqüentemente solicitada como exame complementar. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de lesão crônica do LCP, com exame físico compatível com a lesão, porém com RNM normal.


Material e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: AGD< 19 anos de idade, masculino, branco, vítima de acidente motociclístico há 6 meses com trauma em joelho esquerdo, com derrame articular logo após o acidente. Após 6 meses de evolução, procurou novamente assistência médica devido a dor em região anterior do joelho esquerdo. Ao exame físico apresentava gaveta posterior ++/3, e teste recurvatum-rotação externa positivo. O exame de RNM foi avaliado pelos radiologistas do Grupo do Joelho de Campinas, com resultado normal. Devido ao quadro clínico, foi submetido à reconstrução onde se observou continuidade do ligamento, porém de aspecto fibrótico e frouxo.


Resultado e Conclusão

DISCUSSÃO: Vários trabalhos têm demonstrado com freqüência a ocorrência de RNM normal em pacientes com lesão do LCP. Tewes et al observaram RNM normal em 77% de 13 pacientes com lesão clinicamente detectável após 5 meses de lesão. Letha et al. observaram sinal normal do LCP a RNM em 7 de 8 casos após 5 meses de trauma. Desta forma, consideramos que o diagnóstico de lesão crônica do LCP deve ser realizado através da história e exame físico. Nestes casos, a RNM deve ser interpretada com cuidado, pois pode ser normal, apesar da presença da lesão ligamentar.

http://www.sbcj.org.br/sbcj/para_medicos/CDTemas/index_trabalhos.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos