Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.446.902 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Facoemulsificação do primeiro e segundo olho: critérios de indicação e resultados

27/06/2006

Resumo

SOUZA, Ana Catarina Delgado de, NICODEMOS, Rita Flávia Araújo, VENTURA, Catarina et al. . Arq. Bras. Oftalmol., mar./abr. 2006, vol.69, no.2, p.171-175. ISSN 0004-2749.

OBJETIVO: Comparar critérios de indicação, complicações intra e pós-operatórias, resultados visuais obtidos e intervalo de tempo entre cirurgias do primeiro e segundo olho submetidos a facoemulsificação durante curva de aprendizado de um cirurgião. MÉTODOS: Estudo prospectivo de 96 olhos de pacientes submetidos à cirurgia de catarata bilateral, pela técnica de facoemulsificação, no período de abril/2001 a março/2002, de forma consecutiva, por residente do terceiro ano. A mesma técnica cirúrgica foi realizada em todos pacientes. Na análise estatística foram utilizados os testes: qui-quadrado, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, comparações múltiplas de Dunn e t de Student. Todos foram bicaudais e considerados significantes quando p<0,05. RESULTADOS: A indicação cirúrgica foi realizada mais precocemente no segundo olho (melhor acuidade visual) (p=0,016). O tempo médio de facoemulsificação do primeiro olho operado foi significantemente maior que o do segundo olho (p=0,026). Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos em relação ao grau de catarata, doença ocular prévia, acuidade visual final e equivalente esférico médio. As complicações intra e pós-operatórias apresentaram incidências menores no segundo olho, apesar de não alcançar significância estatística (p=0,07). O intervalo de tempo entre a cirurgia do primeiro e segundo olho foi significativamente menor ao longo dos trimestres (p<0,001). CONCLUSÕES: Ao longo dos trimestres, os pacientes foram submetidos à cirurgia do segundo olho mais precocemente (melhor acuidade visual e menor intervalo de tempo entre as cirurgias), apresentaram tempo de facoemulsificação menor e tendência a terem menores complicações intra e pós-operatórias.

Palavras-chave: Extração de catarata; Facoemulsificação; Implante de lente intra-ocular; Cuidados pós-operatórios; Fatores de tempo.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português


 

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-27492006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos