Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 132.574.339 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Lesão do ligamento cruzado anterior em mulheres

19/07/2006
 



Autoria: Fabiano Kupczik; Daniel Pundek Tenius; Márcio Hiroaki Kume

Instituição: Hospital Universitário Cajuru - PUCPR - Curitiba - PR

Sessão: 15/04/04 - das 14h30 às 16h00 - Iguazu 4, 5 e 6


Introdução e Objetivo

Introdução: O ligamento cruzado anterior (LCA) é crucial para a estabilidade do joelho, sendo sua lesão uma das principais causas de injúrias decorrentes de práticas desportivas, propiciando instabilidade e aumentado risco de lesão meniscal e condral. No entanto, sua evidência no sexo feminino parece não apresentar etiologia única. Objetivo: Enfocar os aspectos etio-patogênicos deste acometimento em mulheres.


Material e Métodos

Material e Método: Foi realizada uma pesquisa eletrônica na biblioteca virtual de nossa instituição, através de procuradores específicos. Foram abordados artigos relacionados à lesão de LCA em mulheres.


Resultado e Conclusão

Resultados: Os autores encontraram 45 artigos pertinentes. Foram selecionados 37 artigos em língua inglesa. Conclusões: Os fatores de risco mais prevalentes podem ser divididos em fatores hormonais, anatômicos ou intrínsicos e ambientais ou extrínsicos. O efeito do estrogênio, da progesterona e da relaxina têm influência na frouxidão ligamentar. A pelve larga, o menor desenvolvimento muscular da coxa, a flexibilidade e a hiper-extensão aumentadas, o geno valgus, a anteversão femoral, a fossa intercondilar mais estreita e a torção de tíbia externa foram os aspectos anatômicos mais freqüentemente atribuídos à etiologia da lesão de LCA. O esporte mais freqüentemente relacionado à lesão de LCA em mulheres foi o basquete. A qualidade do equipamento esportivo, bem como o tipo e as condições de campo ou da quadra são aspectos extrínsicos importantes a serem considerados. A prevenção deve ser priorizada para minimizar a gênese da lesão de ligamento cruzado anterior em mulheres.

http://www.sbcj.org.br/sbcj/para_medicos/CDTemas/index_trabalhos.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos