AIDS / HIV -
Esta página já teve 132.451.073 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

AIDS / HIV

Autoridades americanas aprovam pílula de dose diária contra a Aids

21/07/2006
 
 
A primeira pílula que combina três medicamentos contra a Aids e deve ser tomada apenas uma vez ao dia acaba de ser aprovada  pelas autoridades norte-americanas. Atualmente, os pacientes precisam recorrer a coquetéis com várias drogas. O Atripla, que contém o Sustiva (da Bristol-Myers Squibb), o Viread e o Emtriva (ambos da Gilead) é mais um passo para facilitar o controle do vírus HIV nos pacientes, um processo que no passado chegou a incluir dezenas de comprimidos por dia.

Especialistas esperam que essa conveniente forma ajude os pacientes a manterem o tratamento e a serem pontuais na medicação, fatores importantes para evitar que o HIV desenvolva resistência às drogas.

As três drogas combinadas no Atripla são os medicamentos mais prescritos para pacientes no início do tratamento. Outras combinações estão sendo estudadas. Os laboratórios estimam que o Atripla custará cerca de U$1.150 por caixa (para 30 dias) e estará disponível nos EUA em sete dias úteis. O Viread e o Emtriva já aparecem em um único comprimido, o Truvada, que foi lançado no ano passado e deve vender 1 bilhão de dólares em 2006. Os três medicamentos da pílula funcionam bloqueando a transcriptase reversa, uma enzima da qual o HIV precisa para se replicar. A decisão de do FDA também permite que o comprimido fique disponível em um programa dos EUA para tratar a Aids em 15 países.

Como em outros remédios para a Aids, os pacientes podem desenvolver uma tolerância e precisarem de outra combinação. Os efeitos colaterais do Atripla podem incluir sonhos anormais, alucinações e problemas renais. Em grávidas, pode causar problemas congênitos.

Fonte: FDA
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos