-
Esta página já teve 132.437.329 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Fístula Anorretal

24/07/2006

 

Definição:

A fistula anorretal se caracteriza por um trajeto comunicando o canal anal à margem do ânus. Esse trajeto passaria despercebido se não fosse a drenagem de secreção purulenta através de um ou mais orifícios nesta região, ou a dor quando ocorre obstrução do mesmo.

Causa:

A causa mais comum é a inflamação de glândulas do canal anal, com drenagem de secreção através da musculatura do esfíncter anal, formando um abscesso que drenará em um orifício que será formado na margem do ânus. Outros fatores também podem causar inflanção ao nível do ânus e evoluir com formação de fistulas, seriam eles: corpos estranhos (ex: espinha de peixe, ossos de galinha) e as doenças inflamatórias intestinais.

Sintomas:

  • Drenagem de pus;
  • Dor local;
  • Coceira;
  • Dificuldade para evacuar;
  • Sangramento;
  • Formação do abscesso (febre e calafrios).

Diagnóstico:

O diagnóstico é simples de ser feito, um exame adequado da região anal e anuscopia (exame do interior do canal anal) pode identificar a glândula doente, com palpação do trajeto fistuloso. Mas em alguns casos o trajeto pode não ser palpável, os orifícios internos ou externos podem ser mútiplos e a glândula doente não ser identificada, o que denominamos de fistulas complexas. O que torna mandatório uma investigação mais cuidadosa com colonoscopia e/ou exames de imagem (Fistulografia, tomografia computadorizada ou ressônancia magnetica nuclear).

Tratamento:

O tratamento convencional é cirúrgico e conciste na abertura do trajeto fistuloso (fistulotomia) ou ressecção do mesmo (fistulectomia). O tamanho e o tipo da cirurgia dependerá do tipo da fistula.

Há outros tratamentos disponíveis, como a cola de fibrina, cujo principio seria o preenchimento do trajeto, eliminando o mesmo.

http://www.ccddf.com.br/fistulaanorretal.html


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos