gastronomia -
Esta página já teve 134.598.233 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

gastronomia

Breve história da fondue

25/07/2006
 

 

O hábito de comer Fondue remonta à II Grande Guerra, na Suíça. Os camponeses que moravam nas montanhas não tinham como se deslocar para às cidades e buscar mantimentos, devido à guerra e aos rigores do inverno. Como eram produtores de leite e fabricavam muito queijo, inventaram uma comida quente, simples, saborosa e principalmente nutritiva. Surgiram então os charmosos Fondues de queijo e de chocolate.

Hoje conhecemos outros tipos de Fondues como o de carne e de camarão, mas estas já são adaptações do paladar brasileiro de uma técnica de servir, já que "fondue" significa derreter.

A Fondue deve ser servida sempre acompanhada de molhos, e cada receita tem diversos tipos de molhos e cremes que podem ser utilizados. Em nosso especial, abaixo de cada receita você encontrará os acompanhamentos que poderão ser utilizado ao servir. A fondue também pode ser servido acompanhada de ketchup, molho golf, molho chutney, molho de mostarda, molhos de frutas e frutas em mostarda, picles, cebolinhas e rabanetes; todos eles podem ser misturados com creme de leite ou com maionese. Outras variantes: Prepare no liquidificador um molho frio à escolha, como molho de ervas.

Como servir uma fondue

São necessários alguns utensílios básicos para o preparo da fondue: um fogareiro de chama descoberta - a álcool ou a gás - ou fogareiro elétrico, uma caçarola para servir ou uma frigideira para fondue de cerâmica refratária, própria para fondue de queijo ou de chocolate, e, para cada convidado, um ou dois garfos compridos.

Os preparativos seguem na cozinha de acordo com a receita. A carne, pão, peixe ou verduras, deverão sempre serem cortados em pedaços pequenos ou cubos. Ao servir, a panela com a fondue deve ser colocada no centro da mesa, e a chama deve ser mantida acesa.

http://www.amesa.com.br/esp00001.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos