Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 132.574.315 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.697 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Planejamento do Comprimento do Túnel Tibial na Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior com Enxerto Osso-Ligamento Patelar-Osso via Artroscópica:

25/07/2006
  Análise Comparativa entre Três Fórmulas

Autoria: Ruben Cohen Goldstein; Jean Klay Machado

Instituição: Hospital São Bento - Belo Horizonte - MG

Sessão: 15/04/04 - das 14h30 às 16h00 - Iguazu 4, 5 e 6


Introdução e Objetivo

INTRODUÇÃO Na reconstrução do LCA com enxerto osso-ligamento patelar-osso por via artroscópica e fixação com parafusos de interferência, o comprimento do túnel tibial (TT) é fundamental, principalmente quando se deseja fixar o enxerto no túnel femoral o mais próximo possível da articulação, evitando-se a movimentação tipo pára-brisa e não haver extrusão na tíbia do tarugo ósseo distal, o que impede a fixação com parafuso de interferência. OBJETIVO Comparar os resultados da aplicação de três formulas descritas na literatura, para o cálculo do comprimento ideal do TT.


Material e Métodos

MATERIAL E MÉTODO Foram feitas medições radiográficas e anatômicas em 67 pacientes submetidos a reconstrução LCA pelo método proposto. As medições anatômicas foram aplicadas na fórmula: TTM = (LPR - DITR) + 20* As medições anatômicas do comprimento em mm do ligamento patelar = N, foram aplicadas nas fórmulas TT = N +7º e TT = N + 2 mm. Foram comparados os valores obtidos nestas três fórmulas com o comprimento ideal do TT.


Resultado e Conclusão

RESULTADO A fórmula TTM teve 76%, a (N + 7 ) 83% e a ( N + 2 ) 89% de acerto, com relação ao comprimento ideal do TT. CONCLUSÕES A reconstrução do LCA com osso-ligamento patelar-osso requer planejamento para cada caso. A fórmula N + 2 mostrou ser a mais precisa.

http://www.sbcj.org.br/sbcj/para_medicos/CDTemas/index_trabalhos.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos