- Pesquisa revela novos dados sobre a origem dos membros locomotores
Esta página já teve 134.622.733 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.670 acessos diários
home | entre em contato
 

Biotecnologia/Tecnologia/Ciências

Pesquisa revela novos dados sobre a origem dos membros locomotores

10/08/2006
Pesquisa revela novos dados sobre a origem dos membros locomotores
(foto: Univ. da Flórida)




Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - Dentro da evolução dos seres vivos, os membros ímpares, mostram principalmente os registros fósseis, apareceram muito antes das nadadeiras pares dos peixes e, até mesmo, da origem dos vertebrados. A partir de então, a complexidade apenas aumentou, até chegar na formação dos braços e das pernas humanas.

A hipótese de que os membros pares surgiram mais tarde na escala da evolução, devido à herança de um programa genético já bem estabelecido, a partir da formação dos membros ímpares, acaba de ser confirmada. Artigo publicado na revista Nature, feito por um grupo de pesquisa dos Estados Unidos, revelou as evidências moleculares dessa parte da história evolutiva da fauna da Terra.

"Os nossos testes moleculares mostram, de fato, que o programa de desenvolvimento que forma os nossos braços e pernas é usado na formação das barbatanas ímpares dos tubarões e das lampréias, animais muito primitivos que ainda nem apresentavam membros pares", explica Renata Freitas, do Departamento de Zoologia da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, à Agência FAPESP.

A pesquisadora, de origem portuguesa, que já trabalhou na Amazônia, é a primeira autora do trabalho. "Os estudos amazônicos me inspiraram a continuar estudando a evolução", admite.

Segundo Renata, os dados que haviam sido observados nos fósseis são coincidentes com os de origem molecular, que acabam de ser revelados. "Agora temos novas informações sobre a origem dos nossos membros locomotores", afirma a cientista.

Os pesquisadores radicados no sul dos Estados Unidos conseguiram identificar que os mecanismos de formação dos membros, sejam os ímpares ou os pares, são desencadeados pelos mesmos dois genes. A diferença encontrada, entretanto, está relacionada com o tipo de células embrionárias que participam do processo de formação dos membros. Elas não são as mesmas.

O artigo Evidence that mechanisms of fin development evolved in the midline of early vertebrates pode ser lido por assinantes em www.nature.com

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=5882


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos