Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 132.442.511 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.709 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Menor índice de gordura, câncer e menopausa

14/08/2006
Dieta com menor teor de gordura não reduz risco de câncer ou de doença cardiovascular em mulheres na pós-menopausa
 

De acordo com 3 estudos publicados em 8 de fevereiro no JAMA - The Journal of the American Medical Association - mulheres na pós-menopausa que reduziram o teor de gordura na dieta e aumentaram a ingestão de frutas, vegetais e grãos durante um período de 8 anos de seguimento, não tiveram reduzidos os riscos de adquirir câncer de mama, câncer colorretal, doença cardiovascular ou acidente vascular cerebral.

A pesquisa Women's Health Initiative Dietary Modification Trial analisou 48.835 mulheres com idade entre 50 a 79 anos na pós-menopausa entre 1993 e 2005. Os dados eram provenientes de 40 centros médicos americanos.

As pacientes foram randomizadas para modificação dietética (n = 19.541) ou grupo controle (n = 29.294). A intervenção na dieta foi promovida para reduzir as gorduras ingeridas em 20% e aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos para pelo menos 5 porções ao dia. O grupo controle não fez modificações na dieta. A média de tempo de seguimento das mulheres foi de 8.1 anos.

Ao analisar os resultados, as mulheres nomeadas para uma dieta de baixo teor de gorduras tiveram taxas de câncer de mama, câncer de cólon, infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais muito semelhantes às mulheres do grupo controle, não mostrando uma diferença estatisticamente significativa.

Estes resultados são contestados por especialistas britânicos, que ponderaram que muitas das mulheres incluídas no estudo eram obesas e que os níveis de sal na dieta não haviam sido reduzidos. Os autores do estudo sugerem que um tempo de seguimento mais longo possa mostrar outros resultados.

Fonte: JAMA

http://www.news.med.br/index.pl?from=digest&fPostID=1085&act=showReadComments


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos