Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 132.554.946 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.698 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Avalie o Risco para o Desenvolvimento de Distúrbios Muscoloesqueléticos Ocupacionais

27/08/2006

 

A presença isolada de movimentos repetidos, por si só, não é suficiente para produzir lesões ou para desencadear os fenômenos clínicos associados aos DMO1. Para que estes aconteçam é necessário que existam outros fenômenos associados. Algns desses fenômenos são provenientes de condições individuais dos pacientes, sua herança genética, seu perfil metabólico e de homeostase tissular, a estabilidade mecânica de suas articulações, etc. Tais fenômenos sao aqui denominados Fatores Intrínsecos.

Uma outra classe importante de fenômenos associados ao aparecimento dos DMO são aqui denominados Fatores Extrínsecos, porque sua presença depende de situações que não estão diretamente associadas a cada indivíduo e sim a fatores organizacionais que configuram a maneira de executar uma determinada função, o ritmo com que essa função é executada e os fatores psicossociais que caracterizam o ambiente e relações humanas no local em que se dá a produção.

O conceito de dose-resposta também e muito importante para a avaliação das condições em que se encontra um paciente com sintomas sugestivos de DMO Constatada a possível presença de fatores extrínsecos de risco, é necessário saber se o tempo e a intensidade de exposição (dose de fatores extrínsecos) aos quais a pessoa foi submetida são suficientes para produzir, no paciente, respostas biológicas e emocionais diferentes das esperadas para uma população média, ou seja, é preciso avaliar se o paciente apresenta suscetibilidade (resposta dependente de fatores intrínsecos) às condições de trabalho que enfrenta.

http://www.bristol.com.br/espaco_saude/ler_disturbio_avaliacao.asp


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos