Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 132.556.354 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.698 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Tenodese do bíceps incluída na sutura da lesão do manguito rotador: técnica artroscópica.

27/08/2006
 



Autoria: Alberto Naoki Miyazaki; Sergio Luis Checchia; Pedro Doneux Santos; Marcelo . Fregoneze; Marcelo Fregoneze; Luciana Andrade da Silva; Andrea . Ossada; Cassio . Masioli; Carlos Yuki Tsutida

Instituição: DOT - Santa Casa - São Paulo - SP

Sessão: 17/04/04 - das 10h30 às 12h00 - Iguazu 4, 5 e 6


Introdução e Objetivo

Durante o tratamento cirúrgico artroscópico das lesões do manguito rotador, eventualmente pode haver lesão associada do tendão do bíceps e este também deve ser tratado, preferencialmente, por via artroscópica. O tratamento desta lesão, normalmente, é a tenodese que, classicamente, é realizada por uma via aberta acessória. Para evitar esta contra-abertura, procuramos uma nova maneira de realizar a tenodese, que pudesse ser totalmente artroscópica, sendo realizada a inclusão do bíceps na sutura da lesão do manguito rotador.


Material e Métodos

No período compreendido entre Setembro de 1998 e Setembro de 2001, foram tratados, artroscopicamente, 97 ombros de 96 pacientes com lesões completas do manguito rotador e, destes, 15 apresentavam alterações do bíceps que necessitaram de tenodese. Estes foram submetidos à cirurgia artroscópica na qual foi realizada a descompressão subacromial, sutura da lesão do manguito rotador e, através de uma técnica original, foi realizada a tenodese artroscópica do bíceps. Nove pacientes (64,3%) eram do sexo masculino e cinco (35,7%) do sexo feminino. A idade variou de 41 a 80 anos, com média de 71 anos. O membro dominante foi acometido em todos os casos.


Resultado e Conclusão

Com um seguimento médio de 21 meses, foram reavaliados pós-operatoriamente segundo os critérios da UCLA, sendo observado 93,4% de resultados satisfatórios e 6,6% de resultados insatisfatórios. A sutura concomitante da lesão do manguito rotador com o bíceps mostrou-se eficaz tanto para a reparação da primeira, quanto para tenodese do último, com a vantagem de não necessitar de uma via de acesso complementar.

http://www.sbcj.org.br/sbcj/para_medicos/CDTemas/index_trabalhos.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos