-
Esta página já teve 133.106.897 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Pneumologia/Pulmão

Doenças das vias aéreas superiores

07/09/2006

Resumo

BAGATIN, Ericson e COSTA, Everardo Andrade da. . J. bras. pneumol., maio 2006, vol.32 supl.1, p.S17-S26. ISSN 1806-3713.

Um grande número de agentes presentes no ar inalado, ambiental ou ocupacionalmente, pode causar sintomas e doenças das vias aéreas superiores. Infelizmente o estabelecimento do nexo causal entre os mais diversos tipos de exposições que podem desencadear essas doenças não faz parte da rotina dos profissionais da saúde afeitos a essa questão. Uma extensa lista desses agentes e suas relações com as atividades e o desencadeamento dessas enfermidades estão disponíveis na literatura. Destacamos as rinossinusopatias, as disfonias, as ulcerações e perfurações do septo nasal e o elevado número de neoplasias da cavidade nasal e dos seios paranasais, que podem estar associados às atividades laborativas. Os procedimentos diagnósticos para investigação da etiologia ocupacional, apesar de disponíveis, ainda são pouco utilizados rotineiramente. Geralmente o reconhecimento precoce do agente causal e o afastamento da exposição podem resolver o problema evitando sua cronificação, pois, como nas demais doenças respiratórias ocupacionais, os programas de prevenção e o controle são elementos imprescindíveis para o equacionamento dessas enfermidades.

Palavras-chave: Doenças ocupacionais; Exposição ambiental; Doenças respiratórias; Sinusite [induzido quimicamente]; Rinite alérgica perene; Condições de trabalho; Exposição ocupacional.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português


 

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1806-37132006000700005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos