Diabete/Diabetes - Saiba que o Vinagre pode reduzir glicemia pós-prandial e apetite
Esta página já teve 117.112.751 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.647 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Saiba que o Vinagre pode reduzir glicemia pós-prandial e apetite

11/09/2006

 

Acrescentar uma modesta quantidade de vinagre na dieta pode ajudar a reduzir a glicemia pós-prandial e aumentar a sensação de saciedade durante todo o dia, de acordo com um pequeno estudo apresentado na 46° reunião do Colégio Americano de Nutrição.

Pesquisadores do departamento de nutrição da Universidade do estado do Arizona testaram uma bebida composta de pequena quantidade de vinagre de maçã (20g), 49g de água e uma colher de chá de sacarina em 10 voluntários saudáveis não diabéticos.

Para comparação, em dias diferentes, os indivíduos foram avaliados após consumir uma bebida placebo com 60g de água e uma colher de chá de sacarina ou a bebida com vinagre (ácido acético). Em cada ocasião, a bebida foi ingerida após os voluntários terem ingerido pão e suco de laranja no café da manhã após período de jejum.

Amostras de sangue foram colhidas com 0, 30, 60, 90 e 120 minutos após a refeição.

Carol S. Johnson e colaboradores relataram que, após o consumo da bebida com vinagre, a medida da glicose após 60 minutos foi 35% mais baixa que os dias em que ingeriram placebo.

Benefícios similares do efeito do vinagre já foram vistos por um grupo de pesquisadores da Lund University, na Suécia. Os pesquisadores testaram os efeitos do vinagre nos níveis glicêmicos e de insulina após as refeições. Em diferentes ocasiões, com intervalo de uma semana e após jejum de uma noite, 12 voluntários saudáveis ingeriram uma quantidade padrão de pão de trigo saturado com 18, 23 e 28g de vinagre. A maior quantidade de vinagre foi de 30 ml. Para comparação, eles também ingeriram um pedaço de pão sem vinagre.

Os participantes tiveram um período de 12-14 minutos para comer junto com 300 ml de água, chá ou café, de acordo com suas preferências. As análises revelaram que os níveis de glicose e insulina foram mais baixos 30 minutos após a ingestão do pão com vinagre. Os participantes também relataram uma sensação de saciedade por mais tempo quando o vinagre foi acrescentado ao pão.

Segundo a Associação Americana de Diabetes, os estudos foram limitados a pacientes saudáveis e podem não se aplicar a pacientes com diabetes tipo 2 ou outras condições. São necessárias mais pesquisas para entender exatamente os efeitos do vinagre no organismo.

Fonte: American Diabetes Association

http://www.news.med.br/index.pl?


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos