-
Esta página já teve 132.435.827 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Leia sobre a Prevalência de Enxaqueca em Pacientes com Rinite Alérgica

04/10/2006

 

 

A histamina tem sido implicada na patogênese da enxaqueca. Uma vez que a rinite alérgica (RA) é uma síndrome decorrente da ação da histamina e a via nasal está  próxima ao sistema nervoso central, os autores sugerem que a RA pode provocar enxaqueca. Este estudo, recentemente publicado no Annals of Allergy, Asthma and Immunology, foi realizado com o objetivo de determinar a prevalência de enxaqueca em pacientes com e sem RA.

 

A rinite alérgica foi diagnosticada com base em resultados de testes de pele ou radioallergosorbent, história clínica e achados de exame físico. O diagnóstico de enxaqueca foi feito se os pacientes satisfizessem completamente o critério da Sociedade Internacional de Cefaléia. Os levantamentos foram obtidos de clínicas de alergia, pediatria e medicina interna baseadas em hospital, todas servindo à mesma população.

Um total de 294 levantamentos foi completo. De 76 pacientes no grupo RA, 26 (34%) tiveram dores de cabeça satisfazendo o critério da Sociedade Internacional de Cefaléia e dos 57 pacientes no grupo sem RA, somente dois (4%) tiveram dores de cabeça satisfazendo o critério. Um teste exato de Fisher mostrou valor de p = 8,2 x 10-6. O valor de odds ratio foi de 14,3, o que significa que a probabilidade de ter enxaqueca é 14,3 vezes maior no grupo RA que no sem RA.

 

Os autores concluíram que houve uma alta prevalência de enxaqueca em pacientes com RA em comparação com aqueles sem RA e propuseram que a histamina tem um papel chave em desencadear enxaqueca por meio de vasodilatação e inflamação na patogênese da enxaqueca.

Uma resenha de Prevalence of migraine headaches in patients with allergic rhinitis - Annals of Allergy, Asthma and Immunology; 2006; 97(2): 226-230.

 

http://www.medicalservices.com.br/tp_frm/frame.php?arquivo=http://www.endoclub.com.br/materias/2301-2400/2305.html&topo=/tp_frm/neu.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos