Ginecologia/Mulher -
Esta página já teve 132.445.156 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.705 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Uso materno prévio de anticoncepcionais orais aumenta o risco de rinite alérgica em descendentes

27/12/2006
 

 



 

O uso materno de anticoncepcionais orais pode aumentar a prevalência de doenças alérgicas nos descendentes. Pesquisadores publicaram, recentemente, no Allergy, um estudo em que procuraram esclarecer se há diferenças entre os diversos tipos de anticoncepcionais orais nesta associação.

 

Os desfechos primários do estudo foram a incidência de asma, rinite alérgica e de eczema atópico em 1182 pacientes pediátricos, sendo 618 pacientes portadores de asma e 564 indivíduos controle, com idades entre cinco e seis anos.

 

O uso materno prévio de desogestrel, gestodene ou acetato de ciproterona antes da gestação, combinados a etinilestradiol, aumentou o risco de rinite alérgica entre descendentes, comparados a descendentes de mães que não utilizaram anticoncepcionais orais (OR = 1,67; IC95% = 1,07 – 2,589; P < 0,024) e o risco aumentou principalmente em pacientes cujos pais apresentavam alergia (OR = 1,78; IC95% = 1,11 – 2,86; P < 0,018), principalmente entre pacientes masculinos (OR = 2,12; IC95% = 1,17 – 3,84; P < 0,014). Não foram observadas associações entre o uso materno de anticoncepcionais orais antes da gestação e a incidência de asma ou eczema atópico nos descendentes. A associação entre o uso prévio de anticoncepcionais orais e rinite alérgica não foi mediado pelos níveis séricos dos esteróides sexuais maternos durante o início da gestação, porém pacientes que utilizaram mais tipos androgênicos de fórmulas progestínicas apresentaram maiores níveis séricos de progesterona durante o início da gestação.

 

Os pesquisadores concluíram que o uso materno prévio de desogestrel, gestodene ou acetato de ciproterona, combinados a etinilestradiol, antes da gestação, aumenta o risco de rinite alérgica nos descendentes, comparado ao risco verificado entre descendentes de mães que não utilizaram anticoncepcionais orais, sendo o risco mais significativo entre pacientes masculinos e em pacientes cujos pais apresentam antecedentes de alergia.

Uma resenha de Does the pill make a difference? Previous maternal use of contraceptive pills and allergic diseases among offspring - Allergy 2006;61:1467.


http://www.medicalservices.com.br/tp_frm/frame.php?arquivo=http://www.endoclub.com.br/materias/2401-2500/2470.html&topo=/tp_frm/gin.htm


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos