Oftalmologia/Olhos -
Esta página já teve 132.544.406 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Tonometria de contorno dinâmico e tonometria de aplanação de goldman em olhos com ceratocone

23/01/2007

Clinics
ISSN 1807-5932 versão impressa

 
 
 

Resumo

BARRETO JR, Jackson, BABIC, Mirko, VESSANI, Roberto Murad et al. . Clinics, 2006, vol.61, no.6, p.511-514. ISSN 1807-5932.

OBJETIVO: O tonômetro de contorno dinâmico é um aparelho de contato e não-aplanação projetado para ser independente das propriedades estruturais da córnea. Teoricamente, ele mede de forma mais precisa a pressão intra-ocular em córneas muito finas. Este estudo compara as medidas de pressão intra-ocular pelo tonômetro de contorno dinâmico com a tonometria de aplanação de Goldman em olhos normais e em olhos com ceratocone avançado. MÉTODOS: uma série comparativa de casos. Pacientes foram submetidos às medidas de pressão intra-ocular por ambos os métodos mencionados, paquimetria ultrassônica e topografia corneana de varredura. Critérios de exclusão: qualquer patologia ocular exceto ceratocone, cirurgia ceratorrefrativa prévia, opacidade estromal resultante de hidropsia aguda ou qualquer outra opacidade corneana. RESULTADOS: Dez pacientes com ceratocone foram incluídos no grupo A e 12 pacientes com córneas normais no grupo B conforme os critérios pré-estabelecidos. A média das medidas da tonometria de Goldman no grupo A foi de 10.3±1.8 mmHg e no grupo B de 14.3±0.75 mmHg. (p = 0,024). No grupo A, a média das medidas com o tonômetro de contorno dinâmico foi de 14.6±2,09 mmHg e, no grupo B,17,4±3,1 mmHg (p = 0,026). A diferença entre as medidas dos tonômetros no grupo A foi estatisticamente significante (p < 0.0002). CONCLUSÃO: As medidas da pressão intra-ocular com o tonômetro de contorno dinâmico nos pacientes com ceratocone foram significativamente maiores que as medidas do Goldman e menores quando comparadas com o grupo controle. Na ausência de estudos manométricos em olhos com ceratocone, estas baixas medidas com a tonometria de contorno dinâmico podem estar relacionadas com a discrepância entre o raio de curvatura da córnea e a ponta do tonômetro, os baixos valores paquimétricos, ou outras anormalidades da biomecânica corneana relacionadas com o ceratocone avançado.

Palavras-chave: Pressão intra-ocular; Ceratocone; Tonometria de aplanação; Tonometria de contorno dinâmico; Paquimetria; Goldman.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês


 

Faculdade de Medicina / USP

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-59322006000600004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos