Vitaminas e antioxidantes -
Esta página já teve 132.493.715 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.701 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

Efeito da suplementação de vitamina C (vit.C) sobre os efeitos decorrentes das alterações nutricionais da cirrose biliar secundária: estudo experiment

01/02/2007
Autor(es): Cyntia Renata Matos Silva
E-mail(s): webmastercgb@cgb.unesp.br
Descrição:
SILVA, C.R.M. Efeito da suplementação de vitamina C (vit. C) sobre os efeitos decorrentes das alterações nutricionais na cirrose biliar secundária: estudo experimental em ratos. 2002. 230 f. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2002.
Resumo:
Introdução: A colestase obstrutiva por atresia biliar em lactentes jovens é a condição hepática mais importante em Pediatria, pela alta mortalidade e por ser a principal indicação de transplante hepático na infância. Suas conseqüências nutricionais, devidas à má absorção de Triacilgliceróis e de vitaminas lipossolúveis, são importantes pois influem no resultado do transplante do fígado. Considerando que a absorção da vit. C não está alterada na colestase, pois é hidrossolúvel, e que possui efeitos sobre o aproveitamento de nutrientes e sobre o crescimento, nos propusemos a testar seu efeito benéfico sobre as alterações nutricionais da colestase. Material e métodos: Foram estudados 40 ratos da raça Wistar desmamados aos 21 dias e divididos aleatoriamente em 4 grupos, sendo submetidos, a um dos tratamentos apresentados no quadro abaixo:
Grupos Operação(21o dia) Gavagem (diariamente) Sacrifício(idade)
LA * L.R.D.B.C. veículo aquoso 49
LD * L.R.D.B.C. vitamina C 49
SA operação simulada veículo aquoso 49
SD operação simulada vitamina C 49
* L.R.D.B.C-.Ligadura e ressecção do ducto biliar comum.
A cirrose biliar secundária foi provocada por ligadura e ressecção do ducto biliar comum. A vitamina C foi administrada por gavagem em solução aquosa na dose de 1mg/g de peso do animal. No sacrifício, foi colhido sangue para determinação dos níveis séricos de vitamina A e E, de colesterol total e frações e de Triacilgliceróis. Após o sacrifício, o cérebro e a carcaça foram dissecados e seus teores de água e gordura, determinados.
Resultados: A Ligadura e ressecção do ducto biliar comum no modelo experimental utilizado, leva a: diminuição do crescimento; diminuição do tamanho cerebral, diminuição dos níveis séricos da vitamina A e E; diminuição da gordura corporal; elevação do teor de água corporal; elevação dos níveis de colesterol-total e LDL- colesterol. A vitamina C influe sobre a nutrição independentemente da presença ou não de colestase, promovendo: estimulo sobre o crescimento de animais não- colestáticos semelhante ao efeito observado em animais colestáticos; diminuição dos níveis séricos de colesterol total; LDL- colesterol; VLDL- colesterol; Triacilgliceróis. A vitamina C interfere nos efeitos da colestase sobre a nutrição evitando: diminuição do tamanho cerebral; diminuição do teor de gordura na carcaça; diminuição dos níveis séricos da vitamina E; aumento da LDL- colesterol.
Conclusão: Portanto, a suplementação de vit. C teve efeito benéfico sobre as alterações nutricionais da colestase.
Palavras-chave [PT]:
Vitamina C - Uso terapêutico - Estudos experimentais

 

http://www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/?did=771


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos