-
Esta página já teve 132.437.236 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Gastroenterologia/Proctologia/Fígado

Ectasia vascular do antro gástrico ("watermelon stomach"): aspectos clínicos e tratamento com coagulação com plasma de argônio.

21/03/2007

Arquivos de Gastroenterologia

 

Resumo

CHAVES, Dalton M., SAKAI, Paulo, OLIVEIRA, Cláudio V. et al Arq. Gastroenterol., jul./set. 2006, vol.43, no.3, p.191-195. ISSN 0004-2803.

RACIONAL: "Watermelon stomach" ou ectasia vascular do antro gástrico é uma doença de etiopatogenia desconhecida. O tratamento endoscópico através da coagulação com plasma de argônio é considerado uma das melhores opções terapêuticas. OBJETIVO: Analisar os aspectos clínicos e endoscópicos da ectasia vascular do antro gástrico e a resposta ao tratamento com coagulação com plasma de argônio. PACIENTES E MÉTODOS: Dezoito pacientes foram estudados e classificados em dois grupos: grupo I - oito pacientes que exibiam ectasia vascular do antro gástrico de aspecto difuso confluente ou estriado. Grupo II - 10 pacientes que apresentavam aspecto difuso pontilhado não-confluente. RESULTADOS: Todos os pacientes do grupo I apresentavam auto-anticorpos, exceto um paciente no qual não foi pesquisado. Três eram cirróticos, três tinham hipotireoidismo e todos apresentavam gastrite atrófica. No grupo II, todos tinham doença hepática não-autoimune, com plaquetas menores que 90.000. Dez pacientes foram submetidos a tratamento com coagulação com plasma de argônio, com 2 a 36 meses de seguimento. A ectasia vascular do antro gástrico recorreu em todos os pacientes que continuaram em acompanhamento e um paciente não respondeu ao tratamento para controle de sangramento agudo. CONCLUSÃO: Observou-se a existência de dois grupos distintos de pacientes com ectasia vascular do antro gástrico: um grupo associado a distúrbios imunológicos e outro com doença hepática não auto-imune e plaquetopenia. O tratamento com coagulação com plasma de argônio apresentou alta recurrência das ectasias vasculares.

Palavras-chave : Ectasia vascular gástrica antral; Hemorragia gastrointestinal; Eletrocoagulação.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-28032006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos