-
Esta página já teve 135.335.853 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Manifestações neuromusculares agudas associadas à ingestão de polvo comum Octopus sp..

09/04/2007

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

 

Resumo

HADDAD JUNIOR, Vidal e MOURA, Regina. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo, jan./fev. 2007, vol.49, no.1, p.59-61. ISSN 0036-4665.

Os autores relatam um quadro manifestado por sintomas neurológicos e musculares em uma mulher de 45 anos, que surgiu após o consumo da carne de polvo comum (Octopus sp.). A paciente apresentou intenso mal estar, parestesias em extremidades e área perioral, fraqueza muscular intensa e hipotensão arterial, seguidos de prurido importante e uma erupção eritêmato-descamativa disseminada tardia. Não foram observadas manifestações gastrintestinais ou febre, o que reduziu a probabilidade de uma intoxicação alimentar por conservação inadequada do molusco. A presença de sintomas neuro-musculares é sugestiva de ação de neurotoxinas, comprovadamente existentes em muitos gêneros de polvos e que podem ter sido ingeridas através do consumo das glândulas salivares ou acúmulo das toxinas na carne, por algum mecanismo ainda desconhecido. As toxinas dos polvos do gênero Octopus são pouco estudadas e julgamos esta comunicação importante por alertar para a possibilidade do envenenamento nos seres humanos que consomem carne de polvos e ainda sua diferenciação das intoxicações alimentares que ocorrem por conservação inadequada do animal.

Palavras-chave : Aquatic poisonous animals; Brazil; Octopus sp.; Octopuses; Poisoning [Venomous and poisonous marine animals].

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0036-46652007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos