- Leia sobre Varizes de Membros inferiores
Esta página já teve 132.507.985 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Vascular/Cirurgia Vascular/Circulação

Leia sobre Varizes de Membros inferiores

24/04/2007
 



Varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas e são duas a três vezes mais freqüentes nas mulheres que nos homens.

Trata-se de uma doença genética, metade das pessoas apresenta historia familiar de varizes e as veias com paredes fracas tendem a dilatar com o avançar da idade.

Além da aparência pouco estética, as varizes de membros inferiores comumente causam sintomas desagradáveis como dor, cansaço, câimbras, ardência, formigamentos e peso nas pernas, especialmente quando em pé por muito tempo.

Pode ocorrer um discreto inchaço na região do tornozelo e em fases mais avançadas úlceras de pele de difícil cicatrização, bastante comuns em idosos, que prejudicam a mobilização e restringem as atividades.

A trombose superficial pode acontecer mais de uma vez e raramente ocorre rompimento com sangramento das varizes.

Para diminuir os sintomas de inchaço, dor, pêso e dormência, basta elevar as pernas periodicamente, evitar ficar parado em pé.

Para a prevenção das varizes é aconselhável manter-se um bom condicionamento físico, evitando a vida sedentária e obesidade. Os exercícios físicos como caminhada, natação, hidroginástica,bicicleta e inclusive a musculação estimulam a circulação venosa e contribuem para evitar o desenvolvimento das varizes.

As meias elásticas são muito importantes na prevenção das varizes de membros inferiores, e devem ser usadas por pessoas que trabalham em pé , que precisam ficar muito tempo sentado tanto no trabalho com em viagens. Hoje em dia existem meias elásticas de compressão variável e tamanho adequado ao tamanho do paciente.

O tratamento de micro varizes pode ser somente por escleroterapia, (injeções locais que secam as pequenas veias), procedimento simples, sem contra-indicações com bom resultado estético. As varizes mais calibrosas e que apresentam sintomas podem ser tratadas com cirurgia para evitar tromboses e úlceras de pele.

Sapato de salto muito alto pode produzir dor por motivos ortopédicos mas não costumam estar ligados ao aparecimento de varizes.

O acompanhamento periódico é importante porque permite evitar o crescimento continuado das varizes e, com isto, prevenir suas complicações.

 

http://www.sbgg.org.br/publico/artigos/varizes.asp


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos