- Acidente de Consumo: relate seu caso :
Esta página já teve 132.553.279 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.698 acessos diários
home | entre em contato
 

Cidadania/Serviços

Acidente de Consumo: relate seu caso :

03/05/2007
 

Um acidente de consumo ocorre quando um produto e/ou serviço prestado provoca dano físico ao usuário ou a terceiros mesmo quando utilizado ou manuseado corretamente, de acordo com as instruções de uso.

Esse dano pode ser uma intoxicação alimentar ou química, no caso de produtos de limpeza, uma queimadura, um corte ao abrir embalagens, um choque elétrico ao utilizar aparelhos eletrodomésticos, uma torção ou fratura ao cair de uma cadeira plástica que se quebra ou escada doméstica, entre outros.

O Brasil ainda não possui estatísticas, sobre a ocorrência deste tipo de acidente que pode impactar, social e economicamente, mais do que os acidentes de trabalho e de trânsito aos quais já é dado algum tipo de tratamento. No caso dos acidentes de trânsito, após serem registrados diversas medidas são adotadas para minimizá-los. Com a obrigatoriedade do registro dos acidentes de trabalho, pôde-se identificar uma das maiores causas de sua incidência é a lesão por esforço repetitivo (LER).

Nos Estados Unidos, há 30 anos são registrados os acidentes de consumo que estima-se serem responsáveis por um prejuízo anual aos cofres públicos norte-americanos de, aproximadamente, 700 bilhões de dólares, segundo a Consumer Product Safety Comission - CPSC, agência governamental norte-americana.

Relate o seu acidente de consumo. O produto ou serviço não necessariamente precisa ter sido comprado por você. Com o seu relato poderemos estimar o prejuízo econômico e social causado por esse tipo de acidente à sociedade brasileira e contribuir para a redução de inúmeros acidentes a partir da elaboração e revisão de normas e regulamentos técnicos, para o aperfeiçoamento de produtos e serviços expostos à venda no mercado nacional, bem como para o direcionamento de ações focadas por parte das autoridades regulamentadoras voltadas não apenas para a fiscalização, mas também para a educação para o consumo.

Relate aqui seu caso

 

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/acidente_consumo.asp

 

 

 

IMPORTANTE

  •  Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos