- Saiba sobre os linfomas
Esta página já teve 134.690.858 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Câncer/Oncologia/Tumor

Saiba sobre os linfomas

03/06/2007

LINFOMAS


São neoplasias das células do sistema linfóide (linfócitos e histiócitos), podendo atingir o tecido linfóide no baço, trato gastrintestinal, fígado e medula óssea. A incidência é alta em pacientes que apresentam deficiência imunológica tais como: agamaglobulinemia primária "adquirida", AIDS e pacientes transplantados.

Na prática hematológica são comuns dois tipos de linfomas, a saber: doença de Hodgkin e linfomas não-Hodgkin. Ambos são de orígem desconhecida, com etiologia provavelmente viral. As manifestações são semelhantes porém, os linfomas não-Hodgkin apresentam doença generalizada dos linfonodos ou extra ganglionar precoce.

A febre persistente e a sudorese noturna são frequentes sintomas iniciais. A fadiga e o emagrecimento podem estar associados. O prurido é outro sintoma sistêmico que pode ser leve e localizado; contudo, mais comumente evolui e se torna generalizado. O prurido intenso pode resultar em escoriações disseminadas e impedir o sono; pode ser aliviado por medicamentos tópicos ou antihistamínicos.

O tratamento dos linfomas consiste basicamente na quimioterapia combinada. Estudos iniciais do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, demonstraram que a combinação de quatro drogas, conhecida como MOPP (mostarda nitrogenada, vincristina, procarbazina e prednisona) é capaz de produzir remissões completas. Outros estudos buscam programas de quimioterapia alternativos, com toxicidade menor que o MOPP.

A adequada assistência de enfermagem deve incluir medidas para evitar a presença de infecção (isolamento reverso), orientar os hábitos para a correta higiene pessoal; verificação frequente da contagem de leucócitos; observar sinais de temperatura acima de 38oC, calafrios, edemas, exsudato em qualquer área do corpo e evitar a administração de medicação intramuscular.

 

Fonte:

http://members.tripod.com/medworks/Hematologia/principais.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos