Dermatologia/Pele - O que é escabiose?
Esta página já teve 114.569.318 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.795 acessos diários
home | entre em contato
 

Dermatologia/Pele

O que é escabiose?

06/06/2007

 

A escabiose (também conhecida como sarna) é uma reação comum da pele acompanhada por prurido (coceira) causada por um ácaro parasita, o Sarcoptes scabiei, que afeta apenas seres humanos. O ácaro é muito pequeno e só pode ser visto com o auxílio de um microscópio. A fêmea do ácaro se enterra sob a pele para se alimentar e depositar seus ovos. Esses parasitas não conseguem saltar nem voar. Na maioria dos casos, não conseguem sobreviver mais do que três dias fora do organismo. Uma pessoa infestada tem, geralmente, 10 a 15 ácaros em seu corpo. A escabiose existe no mundo todo e afeta pessoas de todas as raças e classes sociais.

Quais são os sintomas da escabiose?

Os sintomas incluem uma erupção cutânea que provoca coceira intensa acompanhada de pequenos nódulos (bolinhas) vermelhos e túneis que têm a aparência de linhas finas, onduladas, brancas ou acinzentadas. As erupções e os túneis aparecem, geralmente, entre os dedos das mãos, ao redor dos pulsos e cotovelos, nas axilas e ao redor da cintura, embora a escabiose possa também se localizar em outras áreas do corpo. Em bebês e crianças pequenas, as regiões da cabeça, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés também podem ser afetadas.

A erupção provoca muita coceira, em especial à noite. A coceira pode ser causada por uma reação alérgica ao ácaro, a seus ovos ou dejetos. Os ácaros não são por si só perigosos, mas as pessoas ao se coçarem podem provocar o aparecimento de infecções secundárias por bactérias, que às vezes são perigosas.

Os sintomas da escabiose podem ocorrer entre duas e seis semanas após o contato com uma pessoa infestada ou com seus objetos pessoais. As pessoas que já tiveram escabiose no passado poderão desenvolver os sintomas poucos dias após a exposição porque já foram sensibilizadas pelos ácaros. Seus sintomas poderão também ser mais leves.

Como é transmitida a escabiose?

A escabiose é transmitida pelo contato direto da pele com a pele de uma pessoa infestada por carrapatos ou pelo contato da pele com as roupas pessoais ou de cama de pessoas infestadas. A exposição é mais comum em casas de repouso, asilos de velhos, hospitais e creches. A escabiose também pode ser transmitida no ambiente domiciliar e por contato sexual. Os ácaros podem se enterrar sob a pele em alguns minutos. A transmissão pode ocorrer durante todo o período da infestação e até que todos os ácaros e seus ovos tenham sido destruídos por tratamento.

Como a escabiose é diagnosticada?

Se suspeitar de uma infestação por ácaros, procure seu provedor de serviços da saúde. Ele/ela poderá diagnosticar a escabiose ao examinar os túneis ou a erupção e poderá também obter um raspado da pele para procurar os ácaros, seus ovos ou fezes.

 

Como a escabiose é tratada?

Para o tratamento da escabiose, o médico poderá receitar uma loção apropriada para ser aplicada à pele. Existem vários tipos de loções no mercado que devem ser aplicadas conforme as instruções fornecidas. Poderá ser receitado um segundo tratamento 7 a 10 dias após os primeiro, conforme o tipo de loção aplicada e a intensidade da infestação. O médico poderá optar pelo tratamento de todos os membros do domicílio ao mesmo tempo, para evitar a transmissão e reinfestação.

A erupção e o prurido poderão continuar por algum tempo após o tratamento, mas isto não significa que o tratamento não funcionou. Esses sintomas podem perdurar várias semanas após o tratamento. O médico poderá receitar um medicamento para aliviar a coceira.

Todas as roupas, especialmente as roupas de baixo e de dormir, as roupas de cama e toalhas que estiveram em contato com a pele da pessoa infestada nas últimas 48 horas antes do tratamento devem ser lavadas em máquina de lavar roupas, com água quente e detergente, e secadas em secadora com ar quente. Todos os objetos que não podem ser lavados, como brinquedos de pelúcia e travesseiros, devem ser mantidos em sacos plásticos bem fechados durante 14 dias antes de usá-los novamente. Isto acarretará a morte de todos os ácaros que estejam nesses objetos. Os carpetes e móveis estofados devem ser limpos cuidadosamente com aspirador de pó.

Verifique se seus amigos/colegas, familiares/pessoas que vivem no mesmo domicílio ou parceiros sexuais demonstram sinais da infestação. Aqueles que tiveram contato direto, pele contra pele, deverão ser tratados para prevenir o desenvolvimento da escabiose.

Como é possível evitar a escabiose?

Evite o contato direto da pele com a pele de qualquer pessoa que recebeu recentemente um diagnóstico de escabiose e não use as roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas dela. As crianças que receberam diagnóstico de escabiose não devem voltar à escola até serem tratadas.

O que é a sarna norueguesa?

A sarna norueguesa (também conhecida como escabiose norueguesa ou escabiose crostosa) é o nome dado a um tipo muito sério de escabiose (causada pelo mesmo ácaro). Trata-se de uma infestação rara que causa feridas com crostas espalhadas por grande parte do corpo. As pessoas com o sistema imunológico debilitado, os idosos e aqueles que não apresentam pruridos durante a escabiose têm maior probabilidade de apresentar a sarna norueguesa. As pessoas com sarna norueguesa têm maior probabilidade de transmitir os ácaros por serem portadores de um grande número desses parasitas e pela ampla contaminação de suas roupas de cama, vestuários e objetos com que entram em contato.

Onde posso obter mais informações sobre a escabiose?

  1. Com seu médico ou enfermeiro(a)

  1. • Visitando a página dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC): http://www.cdc.gov/ncidod/dpd/parasites/scabies/factsht_scabies.htm
    1. • Na secretaria da saúde local (Board of Health) listada no catálogo telefônico sob o item "government" (governo)

  2. • Na Divisão de Epidemiologia e Imunização (Division of Epidemiology and Immunization) pelo telefone (617) 983-6800, na Divisão de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (Division of STD Prevention), pelo telefone (617) 983-6940, ambas do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (MDPH - Massachusetts Department of Public Health), ou visitando a página da internet do MDPH: http://www.state.ma.us/dph/

Novembro de 2006

Brazilian Portuguese – Scabies Public Health Fact Sheet

 

 

http://www.mass.gov/dph/cdc/factsheets/portuguese/scabies_pt.pdf

 

 

 

 

 

IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos