-
Esta página já teve 132.477.926 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Leia: Ômega 3 pode reduzir pressão arterial

16/06/2007
 
Ômega 3 pode reduzir pressão arterial

Uma dieta rica em alimentos que contenham ômega 3 pode ajudar a reduzir a pressão arterial, segundo artigo publicado no Journal of the American Heart Association - Circulation - e coordenado pelo Dr. Jeremiah Stamler, professor de medicina preventiva da Northwestern University em Chicago.

O estudo acompanhou 4680 homens e mulheres com idade entre 40 e 59 anos residindo no Japão, China, Inglaterra e Estados Unidos. Todos relataram detalhes de sua dieta e consumo de álcool, tiveram amostras de urina colhidas e sua pressão arterial medida por 2 vezes em cada uma das 4 visitas que receberam durante o estudo.

Ao avaliar os resultados, os pesquisadores fizeram os ajustes necessários com 17 variáveis que podem influenciar a pressão arterial como idade, sexo, peso corporal, ingestão de sal e exercícios físicos. As pessoas que tinham uma dieta rica em ômega 3 apresentavam, em média, pressão arterial mais baixa que aquelas pessoas que ingeriam uma dieta pobre deste nutriente.

Peixes como truta, salmão e cavala são ricos em ômega 3. Nozes, semente de linhaça e óleo de canola também são boas opções ricas neste nutriente. O ômega 3 já foi associado a um melhor desenvolvimento cerebral e a um baixo risco de desenvolvimento de câncer e de doenças cardíacas.

Adotando medidas simples como redução da ingestão de sal, perda de peso, evitando bebidas alcóolicas, comendo uma quantidade maior de vegetais, cereais e frutas (por suas fibras, minerais, proteínas vegetais e outros nutrientes) e ingerindo mais ômega 3, podemos reduzir a pressão arterial e evitar doenças.

Fonte: Journal of the American Heart Association - Circulation

 

 

http://www.news.med.br/index.asp?

 

 

Importante

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 

As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos