Diabete/Diabetes -
Esta página já teve 133.084.337 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Acúmulo de gordura intra-abdominal é preditor independente do desenvolvimento de síndrome metabólica em pacientes nipo-americanos

11/08/2007
 

 



 

Gordura intra-abdominal é um fator de risco importante para doença coronariana e para diabetes tipo 2, e, em estudos transversais, está associada à síndrome metabólica. Pesquisadores publicaram, recentemente, no Diabetologia, um estudo em que procuraram determinar se a gordura intra-abdominal prediz o desenvolvimento futuro de síndrome metabólica em pacientes nipo-americanos não portadores de diabetes.

 

Foi realizado um estudo prospectivo de 457 pacientes nipo-americanos (idade: 51,5 + 12,0 anos; índice de massa corpórea: 23,9 + 3,1 kg/m²) não portadores de diabetes ou síndrome metabólica ao início do estudo. Destes, 408 pacientes completaram o acompanhamento de cinco anos e 366 completaram acompanhamento de dez anos. Índice de massa corpórea, circunferência abdominal, áreas de gordura intra-abdominal e de gordura subcutânea à tomografia computadorizada, pressão arterial, glicemia de jejum, insulina, triacilglicerol e HDL-colesterol foram medidos ao início, após cinco e dez anos de acompanhamento. Síndrome metabólica foi definida de acordo com os critérios do NCEP ATP III (National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III).

 

A incidência de síndrome metabólica foi igual a 15,3% em cinco anos e de 17,8% em dez anos. Alteração de um desvio-padrão na área de gordura intra-abdominal associou-se a aumento de 2,1 vezes na tendência de síndrome metabólica em dez anos (OR = 2,08; IC95% = 1,41 – 3,07) após ajustamento para idade, sexo, gordura intra-abdominal basal e presença de cada critério individual de síndrome metabólica ao início do estudo. A associação foi independente de alterações da glicemia de jejum e das áreas de gordura subcutânea.

 

Portanto, os pesquisadores concluíram que o acúmulo de gordura intra-abdominal ao longo do tempo é preditor independente do desenvolvimento de síndrome metabólica e pode exercer importante papel no desenvolvimento de síndrome metabólica em pacientes nipo-americanos.



Uma resenha de Intra-abdominal fat accumulation predicts the development of the metabolic syndrome in non-diabetic Japanese-American - Diabetologia 2007;50:1156-1160.

Fonte:

http://www.medicalservices.com.br/naologadas/noticias_cientificas/exibe.php?topo=http://www.medicalservices.com.br/naologadas/noticias_cientificas/tp_frm/dia.htm&arquivo=http://www.endoclub.com.br/materias/2801-2900/2869.html

 

 

 

IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos