Diabete/Diabetes - Efeitos a Curto Prazo de Metformina em Diabetes Tipo II
Esta página já teve 135.258.417 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Diabete/Diabetes

Efeitos a Curto Prazo de Metformina em Diabetes Tipo II

13/08/2007

 

 



 

Embora a metformina tem sido amplamente utilizada no manejo do diabetes tipo II, seu mecanismo de ação ainda não é completamente conhecido e tem havido notadamente poucos relatos sobre os efeitos a curto prazo da droga. Um grupo de pesquisadores suecos realizou um estudo, recentemente publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism, com o objetivo de examinar os efeitos iniciais no metabolismo da glicose e lipídio e em certos tecidos adiposos e marcadores inflamatórios durante tratamento de 28 dias.

Vinte e um pacientes foram randomizados para receber metformina (n = 16) ou placebo (n = 5) e foram estudados no início e após uma, duas e quatro semanas com amostras de sangue e testes orais de tolerância à glicose (TOTG). O grupo ativo recebeu 500mg de metformina diariamente na primeira semana, 500mg duas vezes por dia durante a segunda semana e 1000mg duas vezes por dia durante a terceira e a quarta semana.

Após sete dias de tratamento, uma reduzida área sob a curva (AUC) para glicose em TOTG sem alteração na AUC para os níveis de insulina foi observada em comparação com o período inicial. A sensibilidade à insulina, como derivada do TOTG pelo índice de Gutt, foi aumentada. Reduções na glicemia de jejum, no colesterol total e no colesterol de lipoproteína de baixa densidade apareceram após 14 dias e reduções no triglicérides, no inibidor-1 do ativador do plasminogênio (PAI-1) e na leptina apareceram após 28 dias de tratamento. Não houve alterações no peso corporal, na adiponectina ou na proteína C-reativa. Em comparação com o placebo, as alterações entre o dia zero e o dia 28 diferiram significativamente com relação à AUC para glicose em TOTG e índice de Gutt e mostraram fortes tendências para PAI-1 e leptina.

Os autores concluíram que os dados demonstram que no diabetes tipo II, a metformina afeta rapidamente o processamento da glicose sem alterar as concentrações de insulina. Afirmaram também que as reduções nos níveis de PAI-1 e leptina indicam que os efeitos iniciais da metformina envolvem também o tecido adiposo.



Uma resenha de Short-term effects of metformin in type 2 diabetes - Diabetes, Obesity and Metabolism; 2007; 9(4): 483-489.

 

Fonte:

http://www.medicalservices.com.br/naologadas/noticias_cientificas/exibe.php?topo=http://www.medicalservices.com.br/naologadas/noticias_cientificas/tp_frm/gin.htm&arquivo=http://www.endoclub.com.br/materias/2901-3000/2936.htm

 

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos