-
Esta página já teve 133.035.025 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Pediatria/Criança

O que é raquitismo?

18/08/2007


O raquitismo é uma doença do tecido ósseo, que ocorre durante a fase de crescimento da criança, devido a inadequada mineralização do osso (deposição de cálcio no osso), causada pela deficiência de vitamina D, por ingestão insuficiente da vitamina, má-absorção e/ou inadequada exposição à luz solar.

Vários fatores podem causar o raquitismo, como genéticos, hormonais, nutricionais e culturais, além da deficiência materna de vitamina D durante a gravidez, resultando em estoques fetais insuficiente da vitamina D.

Raramente ocorrendo antes do sexto mês ou após o terceiro ano de vida. Após os doze meses, quando a criança começa a andar, o peso do corpo acentua as alterações nos membros inferiores, da pelve e da coluna vertebral. A baixa estatura, quando presente, é provocada por essas deformidades.

Sintomas e diagnóstico
O raquitismo manifesta-se, geralmente, por volta dos seis meses de idade e é mais freqüente nas crianças nascidas prematuramente. Os principais sintomas são irritabilidade, insônia e sudorese abundante na cabeça, principalmente durante a amamentação.

Outros sinais são as deformidades ósseas e fraturas, fraqueza muscular, dores ósseas, retardo no desenvolvimento, baixa estatura, falha de crescimento, anormalidades dentárias, metabolismo alterado da vitamina D, distúrbio respiratório e insuficiência cardíaca.

A deficiência de vitamina D nos primeiros meses de vida após o nascimento é relativamente rara, mas tem ocorrido em bebês filhos de mães que foram gravemente deficientes em vitamina D durante a gravidez.

Tratamento e prevenção
Apenas alguns alimentos contêm níveis significantes de vitamina D (como o fígado e óleo de alguns peixes gordurosos). Sem a suplementação alimentar indicada pelo médico (uso de vitaminas), seria muito raro pessoas de qualquer idade conseguirem vitamina D suficiente apenas com a alimentação.

A exposição direta e casual da pele à luz solar é o meio mais comum e mais importante para atingir os níveis suficientes de vitamina D.

Referências:
  Revista Brasileira de Ortopedia - www.rbo.org.br/materia.asp?mt=1127&idIdioma=1
  Sociedade Brasileira de Pediatria - www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=24&id_detalhe=1235&tipo_detalhe=s
  Agência Câmara de Notícias - www.camara.gov.br/INTERNET/AGENCIA/materias.asp?pk=%2061297


Fonte:
 
 
 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos