Oftalmologia/Olhos - Saiba sobre coroideremia
Esta página já teve 134.590.841 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Oftalmologia/Olhos

Saiba sobre coroideremia

23/08/2007

 

 

 

Outra doença degenerativa da retina associada à RP é a coroideremia. Ela é uma doença hereditária que causa a perda progressiva da visão em função da degeneração da coroide e da retina. Também chamada de distrofia tapetocoroidal ela decorre da degeneração de várias camadas de células no interior do olho, que formam a coroide, o epitelio pigmentar da retina e a retina. A coroide é formada por vasos sanguineos e se localiza entre a retina e a esclera, a parte branca e externa do olho.  Os vasos da coroide levam oxigênio e nutrientes para as células do epitelio pigmentar e para as células fotoreceptoras. A coroideremia tem inicio com a deterioração da coroide e do epitelio pigmentar. Depois, ela atinge os fotoreceptores, que também se degeneram, levando à perda da visão.

 

A coroideremia  ocorre quase sempre nos homens. Inicia-se na infância, quando aparece o sintoma da perda da visão noturna.  Na medida em que a doença progride,  há perda da visão periférica e posteriormente da visão central. O ritmo de progressão da coroideremia varia de pessoa a pessoa.

 

A herança dessa doença se dá pelo cromossoma X, isto é o gen que leva à doença está localizado no cromossoma X.  As mulheres são portadoras de dois cromossomas X , um dos quais pode conter o gen causador da doença. Como  o outro cromossoma X não sofreu mutação genética, as mulheres não são afetadas, mas transmitem a doença para os filhos do sexo masculino, podendo passar a herança genética ou não para as filhas. Os homens afetados pela coroideremia, sempre passam o cromossoma X com a doença para as filhas e não transmitem a doença para os filhos homens, porque o pai sempre passa o cromossoma Y (não afetado) para o filho homem.

 

Fonte:

 

https://host4.hostseguro.com/~retinasp/retinasp/doencas/coroideremia.asp

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos