Antienvelhecimento/Longevidade -
Esta página já teve 132.439.400 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.709 acessos diários
home | entre em contato
 

Antienvelhecimento/Longevidade

Musculação nas doenças e no envelhecimento

18/06/2003
 

Bruno Souza


     Mesmo idosos ou doentes, com orientação médica, podem praticar musculação. O conselho é do professor universitário José Maria Santarem, médico especializado em Fisiatria e Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas em São Paulo (HC).
     Em palestra feita na UNISANTA, ele explicou: os que se encontram em estado de saúde irregular devem praticar a musculação para ter mais agilidade e disposição no dia-a-dia.
     "No Hospital das Clínicas, onde trabalho, eu e outros médicos elaboramos um Centro de Estudo para avaliarmos o comportamento do idoso e de pessoas doentes. Ficamos surpreendidos com a interatividade deles, pois, quando estão praticando musculação, conversam, dão risadas, contam piadas, enfim, eles se sentem à vontade", afirma. Isso é muito importante tanto para a melhoria da saúde dos idosos, quanto "para nós, que vemos que nosso projeto está dando certo".
     Com o organismo mais forte, os idosos podem combater o estresse, o diabete, o colesterol e a hipertensão arterial, além de excluir a vida sedentária. Quanto essas pessoas costumam praticar exercício por indicação médica e são liberadas depois pelo médico, ficam tão empolgadas que resolvem continuar. O Centro de Estudos do HC começou com 25 idosos e hoje há cerca de 200.
     Contra-indicações - As contra-indicações a exercícios físicos são estas: artrite aguda, infecções agudas, veias inflamadas da perna (varizes), gravidez de alto risco, asma, bronquite e enfisema. Nesses três últimos casos, é preciso consultar o médico.
     Outra contra-indicação é uma doença pouco conhecida encontrada em homens jovens, a Homiopatia Hipertrófica, confundida com estresse por causa dos sintomas (desgaste f'ísico, dor de cabeça e sistema nervoso alterado), e que pode causar parada respiratória durante exercícios.

Musculação é para todas as idades, ajuda a combater o estresse
e o diabete, entre outros males.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos