-
Esta página já teve 132.435.825 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Outras partes do corpo como causa da dor de cabeça crônica

18/06/2003

Sinusite crônica pode causar dor de cabeça?

NÃO. As sinusites agudas geralmente provocam dores de cabeça intensas e desagradáveis aliadas a outros sintomas, tais como febre, entupimento nasal ou coriza e dor mais intensa quando se abaixa a cabeça. Porém, a presença de quadros sinusais inflamatórios crônicos, chamados de sinusites crônicas não podem ser os responsáveis por dores de cabeça que se apresentem com freqüência e repetição.

A falta do uso de óculos pode dar dor de cabeça?

NÃO. Apenas o astigmatismo, que é a diferença de raios de curvatura da córnea em meridianos ou áreas variadas pode provocar uma dor em peso, na fronte e nos momentos em que se fazem esforços visuais. Porém, isto não pode ser o responsável por dores de cabeça que se apresentem de forma intensa, freqüente, com náuseas, vômitos e de um só lado da cabeça.

Problemas no fígado ou estômago podem dar dor de cabeça?

NÃO. Fígado, vesícula biliar e estômago não causam enxaqueca. Pessoas com enxaqueca que têm outras doenças, inclusive nestes órgãos, podem piorar das crises e a ingestão de certos alimentos com gordura, fritura e mesmo sem essas substâncias, pode desencadear episódios de dor de cabeça sem nenhuma relação com a digestão. Além disso, durante a crise de dor, o estômago se dilata e fica paralisado como parte do próprio processo químico da dor. Aqui ocorre a sensação desagradável de indigestão e enjôo que faz os pacientes pensarem em causa digestiva ou alimentar.

Minha dor de cabeça crônica e antiga é muito forte. Isto pode ser um tumor cerebral ou um aneurisma?

NÃO.Tumores, aneurismas com rotura parcial ou total ou outras doenças cerebrais graves podem e geralmente causam dor de cabeça muito forte. No entanto, estas situações têm evolução recente e não raro muito rápida, não podendo causar cefaléias de evolução crônica e prolongada ao longo de meses ou anos. Cefaléias de evolução recente e muito intensas devem ser investigadas quanto a possibilidade de causas graves como tumores cerebrais.

A minha dor de cabeça começa com peso ou pressão no pescoço e na nuca e depois vai subindo para a cabeça. Isto é provocado pela coluna?

NÃO. É impressionante o número de pacientes que relata iniciar suas crises de dor com repuxamento ou desconforto no pescoço, o qual vai ascendendo até se transformar na dor de cabeça propriamente dita de localização na fronte e têmporas. Não há dados que comprovem ser esta dor inicial decorrente de problemas de coluna. É mais provável que a sua causa seja tensional muscular.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos