Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O. -
Esta página já teve 134.680.310 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.667 acessos diários
home | entre em contato
 

Ortopedia/Fisioterapia/Coluna/T.O.

Lesão meniscal em pacientes acima de 60 anos

08/11/2007

 

 

Cada um dos joelhos possui duas pequenas estruturas em forma de disco chamadas meniscos. São eles que permitem que os ossos se articulem, garantam a estabilidade do joelho e absorvam os impactos. Com os anos, os meniscos passam por um processo degenerativo, decorrente do envelhecimento e de seqüelas traumáticas ou inflamatórias.

"São raros os casos de lesão meniscal durante a infância, começando a ocorrer no final da adolescência e com maior probabilidade de ruptura após os 60 anos. Isto se deve ao desgaste do menisco, ao longo dos anos, e acontece por esforço repetitivo (excesso de uso do joelho), torção ou mau alinhamento do joelho. A dor persistente é o principal sintoma  ocorrendo no final da adolesc,or um processo degenerativo, decorrente do envelhecimento, de seqdo rompimento do menisco que também causa limitação do movimento, estalos ou outros barulhos, e a necessidade de mancar ao andar", informa o ortopedista Marcello Ganem Serrão.

            Para pacientes acima de sessenta anos, a melhor forma de prevenção é a atividade física constante, para fortalecer os músculos em volta do joelho, e evitar locais propícios a quedas como terrenos acidentados, pisos escorregadios ou com tapetes. Ao sofrer uma queda seguida de dor constante, o paciente deve logo procurar um especialista que, através de uma ressonância magnética ou manobras específicas na articulação, avaliará se houve ruptura. A maioria dos casos é de lesão leve e o tratamento conservador, com o uso de antiflamatórios e fisioterapia, é sempre a melhor alternativa. Com este tratamento, a cicatrização da lesão pode ocorrer de 30 a 60 dias. As cirurgias só são indicadas em casos mais graves, quando não é possível regenerar o menisco, o que ocorre com menos freqüência. Em casos de pacientes com artrose, a lesão meniscal deve ser rapidamente tratada para que não acelere o processo da artrose.

           

Breve perfil do Dr. Marcello Ganem Serrão Diretor do Centro Ortopédico Orto-Plus (Taquara, RJ), Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da Brasileira de Cirurgia do Joelho, Membro do Comitê de Joelho da SBOT – RJ, o médico atua há dez anos em cirurgias do joelho. Especialista em medicina do esporte.

O ortopedista Marcello Serrão atende no centro do Rio de Janeiro e em Jacarepaguá.

 
 Centro:
* Rua da Assembléia, 10 / 25º andar / 2511
  Orto-Plus:
 * Rua Atituba, 272 – Taquara- Jacarepaguá
 
 
 
 
 

 


 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos