-
Esta página já teve 134.685.321 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Gravidez/Parto/Obstetrícia

A influência da dieta sobre o microambiente imunológico do útero gravídico e sua relação com o desenvolvimento pós-natal de doença alérgica:

17/11/2007

Sao Paulo Medical Journal

Resumo

 

 

MOORE, Daniella Campelo Batalha Cox, ELSAS, Pedro Xavier, MAXIMIANO, Elisabeth Santos et al. uma revisão da literatura recente. Sao Paulo Med. J., 2006, vol.124, no.5, p.298-303. ISSN 1516-3180.

Progressos médicos reduziram a mortalidade por doenças infecciosas em muitos países, mas doenças alérgicas tornaram-se mais prevalentes no mundo inteiro, no mesmo período, especialmente nos países industrializados, levando alguns a postular que a vida moderna influencia as relações entre hereditariedade e meio ambiente de forma a favorecer o desenvolvimento de atopia quando a exposição a agentes infecciosos diminui. O micro-ambiente fisiológico do útero gravídico favorece o desenvolvimento de linfócitos Th2. Contudo, a evidência sugere que um padrão persistente de imunidade Th2 direciona a resposta imune do organismo em desenvolvimento para um fenótipo atópico duradouro. Embora o resultado dependa de outros fatores, incluindo infecções, o estado funcional da microflora intestinal, e a exposição a alergenos ambientais em momentos críticos do desenvolvimento, o sistema imune no período perinatal permanece suscetível a intervenções que não têm efeito no adulto. Fizemos uma revisão da literatura acessível através da Medline para identificar avanços recentes na prevenção de doenças alérgicas por meio de intervenção na relação materno-fetal. A dieta parece ter um impacto significativo sobre o perfil imunológico do útero gravídico, assim como sobre o desenvolvimento pós-natal de doença alérgica, como sugerido pelos efeitos de bactérias probióticas e pela manipulação do conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados e de antioxidantes na dieta. Isso reforça a necessidade de estudos mais amplos para determinar o melhor tipo de intervenção, o momento mais adequado e os indivíduos que mais serão beneficiados.

Palavras-chave : Alergia; Gravidez; Dieta; Imunologia; Criança.

        · resumo em inglês     · texto em inglês     · pdf em inglês

 

Associação Paulista de Medicina

 

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-31802006000500013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos