gastronomia -
Esta página já teve 134.691.143 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

gastronomia

Cardápio e bebidas

05/12/2007

ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO

O primeiro passo ao planejar um almoço ou jantar é avaliar o espaço disponível, pensando sempre no conforto de seus convidados.

O clima, o horário e os convidados influenciam na escolha da refeição, e a partir desta decisão será definida a decoração da mesa.

Equilíbrio é fundamental na composição do cardápio, pois os alimentos não devem ser repetidos. O menu é definido levando-se em conta o prato principal escolhido. A ordem na montagem de um cardápio, sendo almoço ou jantar, é sempre a mesma: entrada, salada, sopa, peixe ou ave, carne com guarnição, queijos, sobremesa e frutas.

A escolha da bebida é outro item muito importante. É recomendada a utilização de vinhos brancos (secos e suaves) acompanhando carnes brancas, peixes e frutos do mar. O rosé, meio seco e o champanhe brut também podem ser servidos durante toda a refeição. Já os tintos casam com as carnes vermelhas. Os vinhos brancos e champanhes doces são exclusivos para acompanhar sobremesas.

Cada bebida possui uma temperatura recomendada para ser servida, e o anfitrião deverá ficar atento a este detalhe importantíssimo.

A maneira de servir é diferenciada entre as bebidas, sendo que a garrafa de vinho deve ser aberta cinco minutos antes de servi-lo, para que os aromas sejam liberados.

Apenas os tintos e os do Porto podem ser servidos em garrafa de cristal. Caso a escolha seja servir em cálice, deve-se encher no máximo dois terços, para ajudar na liberação dos aromas. Se a bebida servida for o champanhe, este deverá ocupar apenas metade da taça.

Tipos de cálices
Existem vários tipos de cálices. Na ilustração a seguir, você verá que cada um é utilizado para determinada bebida.

com cada cálice é utilizado para determinada bebida

 

É considerado de bom-tom servir primeiramente ao anfitrião, para que este prove a bebida antes de ser servida aos convidados.

Fonte:

http://www.belartepresentes.com.br/dicas/cardapio.asp

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos